sábado, 3 de setembro de 2016

Edifício Oxi

Edifício Oxi

Edifício Oxi

Edifício Oxi

Edifício Oxi

Projetado em 2011 por Luiz Volpato, este prédio localizado na Rua Jerômino Durski e fundos para a Rua Saldanha Marinho e bem interessante e chama a atenção. Gostei dele.
Como muito aço, vidro e relativamente pouco concreto o prédio e formato por dois blocos interligados por passarelas e tem as laterais externas revestidas com placas de aço oxidada. A fachada é basicamente de vidro, mas que ficam escondidos por telas metálicas. Nos fundos é basicamente de vidro, mas com sacadas metálicas com piso de grelha.
O prédio abriga um escritório de arquitetura e duas empresas de cálculo estrutural (uma para concreto e outra para estruturas de aço).
Segundo o autor “objetivo era criar um design que inspirasse a ação projetual acima de tudo, pois o edifício abrigaria as sedes de 3 empresas de projeto, …. O conceito arquitetônico passou a ser talhado com base na utilização predominante do aço, do concreto e do vidro para que se unissem coerentemente formando uma identidade única que refletisse harmoniosamente evolução, tradição e transparência, características extraídas do DNA de atuação das corporações que ali se instalariam.”

Referência:

ARCHDAYLY. OXI/io arquitetura. Disponível em: <http://www.archdaily.com.br/br/757642/oxi-io-arquitetura>. Acesso em: 2 set. 2016