domingo, 4 de setembro de 2016

Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba

Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba

Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba

Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba

Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba

Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba

O prédio da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba é um projeto de 1931, feito pelo engenheiro Henrique Estrela Moreira e inaugurado em 1934 .
Em estilo neoclássico, esta localizada na Rua do Rosário, esquina com a Rua Doutor Claudino dos Santos, no centro histórico da cidade. Chama atenção a torre parcialmente aberta, com uma cúpula semiesférica sustentada por seis colunas cilíndricas. O prédio é uma Unidade de Interesse de Preservação.

A Igreja Presbiteriana


A origem da Igreja Presbiteriana remonta ao ano de 1537 por ocasião do cisma promovido pelo teólogo João Calvino. O nome deve-se ao fato dela ser dirigida pelo pastor e pelos presbíteros.
O Presbiterianismo chegou ao Brasil em 1859, quando da chegada do pastor norte-americano Ashbel Simonton.
No final do século XIX a igreja norte-americana estava dividida, principalmente por questões relacionadas a libertação dos escravos e da Guerra da Secessão. No Brasil chegavam pastores das duas correntes.
A medida que foram sendo formados pastores brasileiros começaram a surgir divergências com os norte-americanos (das duas correntes) e o resultado foi a criação em 1903 da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
Uma das principais divergências entre pastores brasileiros e norte-americanos foi a questão da evangelização indireta. Os norte-americanos pensavam que a criação de escolas seria uma forma de evangelizar, enquanto os brasileiros pensavam que os recursos seriam melhor empregados na evangelização direta, com a criação de mais templos.
A Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba foi organizada em 1904.
A Igreja de Curitiba patrocina a Associação Comunitária Evangélica Canaã “que visa a promoção humana de maneira integral (espírito, alma e corpo). Para tanto, são oferecidos serviços à comunidade carente nas áreas de aconselhamento espiritual, assistência social e saúde, por meio de atendimento médico, psicológico, dentário, entre outros.”

Publicação relacionada:
O tholos na torre da Igreja Presbiteriana Independente

Referências:
PRIMEIRA Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba. História. Disponível em: <http://www.ipic.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=55&Itemid=144>. Acesso em: 01 set. 2016.
IGREJA Presbiteriana Independente do Brasil. Nossa História. Disponível em: <http://www.ipib.org/escritorio-central/nossa-historia>. Acesso em: 01 set. 2016.