terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Praça Santos Dumont

Praça Santos Dumont

A Praça Santos Dumont, localizada entre as ruas Cruz Machado, Ébano Pereira e Saldanha Marinho e tendo ao fundo o prédio que uma vez já abrigou a Sinagoga Francisco Frischmann, poderia ser um lugar bem agradável. Estão na praça algumas Tipuanas (Tipuana tipo), que são protegidas pelo Patrimônio Cultural do Paraná e fazem uma sombra muito boa.

Infelizmente a região está com uma população de moradores de rua dependentes de drogas. Normalmente não tenho qualquer problema com moradores de rua. Pelo contrário, muitos deles são pessoas agradáveis.
Mas a região no entorno dessa praça foi a única em que nas minhas andanças não me senti seguro, isso por mais de uma vez. Nunca consegui ficar descontraído e sempre tirei as fotos o mais rápido possível, querendo sair logo do local. Tem inclusive algumas outras casas interessantes na proximidade, mas só voltarei para fotografá-las quando sentir que alguma coisa mudou.
São uns verdadeiros zumbis, e o pior, muitos com uma atitude agressiva.
Tenho pena daquelas pessoas. O Estado deveria tomar providências e oferecer alguma assistência. Talvez seja o caso de forçar algum tipo de tratamento. Não creio que algumas delas estejam em condições de exercer o livre-arbítrio.