sábado, 4 de fevereiro de 2017

Os edifícios do IAPC (ou Edifício Iapó, segundo Geraldo Mazza)

Os edifícios do IAPC (ou Edifício Iapó, segundo Geraldo Mazza)

Os edifícios do IAPC (ou Edifício Iapó, segundo Geraldo Mazza)

Estes dois edifícios ficam na Avenida Paraná, umas duas quadras do Terminal do Cabral. Foram construídos pelo IAPC - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários. O IAPC foi criado em 1934 por Getúlio Vargas. O instituto, para aplicar o dinheiro que estava sendo acumulado para a aposentadoria dos seus associados, passou a investir em projetos de habitação popular em diversas cidades. Mais tarde, durante a ditadura militar, o IAPC e diversos outros institutos semelhantes foram todos incorporados para criar o atual INSS.

Quando vim morar em Curitiba, um amigo cujo o pai tinha uma padaria nas Mercês, um belo dia pegou a Kombi e levou eu e outro amigo com quem dividia um apartamento na Rua Desembargador Motta a passear pela cidade. Naquela época a Av. Paraná depois da Igreja do Senhor Bom Jesus do Cabral era uma rua no meio do nada, com umas poucas casas ao longo dela. Isso até chegar na Santa Cândida, que era quase que uma vila distante da cidade. Lembro que achei meio estranho aquela enorme rua em uma região meio que deserta.
Outra coisa que chamou a atenção foi estes dois predinhos, que na época pareciam isolados e distantes.

Como Geraldo Mazza mudou o nome dos edifícios


Geraldo Mazza é um daqueles jornalistas que todos conhecem em Curitiba (ou escutaram seus comentários no rádio, como é o meu caso) e que mora em um dos prédios.
Escrevendo sobre a festa de aniversário de oitenta anos que os amigos fizeram para o Mazza em 2011, o jornalista Aroldo Murá escreveu o seguinte em sua coluna no “Indústria & Comércio”:

“… Bernardo Bittencout revela outro ângulo da criatividade do Lulu: no prédio desbotado em que Mazza mora na Avenida Paraná, o nome colocado em relevo na entrada – IAPC, Lulu transformou em IAPÓ”, com a ‘mágica do fechamento do ‘C’; …”

Referência:

MURÁ, Aroldo. Em busca da classe média curitibana. Industria & Comércio, Curitiba, 11 fev, 2011. Diponível em: <http://www.diarioinduscom.com/em-busca-da-classe-media-curitibana/>. Acesso em 3 fev. 2017.