domingo, 2 de abril de 2017

Vila Ida II

Vila Ida II

Vila Ida II

Vila Ida II

A Vila Ida está localizada na Alameda Doutor Muricy, 1089, esquina com a Alameda Augusto Steffeld.
Foi projetada em 1926 pelo engenheiro Eduardo Fernando Chaves para Paulo Grötzner (1873-1933) e Ida Hauer Grötzner (1877-1963).
A construção foi concluída em 1927 e tinha no seu acabamento,  principalmente no seu interior, diversos materiais importados, como os ladrilhos cerâmicos vindos da Bélgica.
Na planta original da casa o engenheiro chama o projeto de “Villino para Paulo Grötzner”.
O Sr. Paulo Grötzner, industrial,  tinha uma outra casa no Alto do Cabral, também chamada de Vila Ida, onde residiu de 1912 a 1927. O engenheiro Eduardo Fernando Chaves, professor na Faculdade de Engenharia, levava seus alunos para verificarem as corretas proporções das colunatas tocadas existentes ao redor de toda a casa. Esta casa não existe mais.

A Vila Ida II, que vemos na foto, originalmente era pintada de branco. Não gosto da cor atual dela, mas, enfim, esta questão de gosto por cor é algo pessoal.

A casa é uma Unidade de Interesse de Preservação e atualmente é ocupada por um bar e um restaurante.

O Sr. Paulo Grötzner teve uma grande padaria na Avenida João Pessoal (atual Avenida Luiz Xavier): Em 1912 mudou a empresa para o Cabral onde criou a fábrica de biscoitos, balas, sorvetes e doces Lucinda. As instalações da antiga padaria foram mais tarde (segunda metade dos anos 1930) adquiridas da já então viúva Ida Grötzner por David Carneiro, que construiu no local um prédio de seis andares, o Edifício Eloísa, que tinha no térreo uma confeitaria e o Cine Ópera (inaugurado em 1947).

Referências:

POSSE, Zulmara Clara Sauner e CASTRO, Elizabeth Amorim de. As Virtudes do bem-morar. 1º ed. Curitiba: Edição das Autoras, 2012. 232 p.
MILLARCH, Aramis. David Carneiro, o que construiu o Cine Ópera. Estado do Paraná. Curitiba, 7 ago. 1990. Almanaque. Tablóide, p. 24. Disponível em: <http://www.millarch.org/artigo/david-carneiro-o-que-construiu-o-cine-opera>. Acesso em 1 abr. 2017