quarta-feira, 19 de julho de 2017

Palacete Ascânio Miró

Palacete Ascânio Miró

Palacete Ascânio Miró

Palacete Ascânio Miró

Palacete Ascânio Miró

Palacete Ascânio Miró

Localizado na Rua Comendador Araújo (antiga Estrada do Mato Grosso), esquina com a Alameda Presidente Taunay, o Palacete Ascânio Miró foi construído em 1898 e é um projeto de Cândido de Abreu. Alguém escreveu e muita gente saiu copiando, que o casarão é de “estilo eclético com mistura de orientalismo e pitoresco inglês”. Como não sou do ramo, acredito e copio também.
O Sr. Ascânio era ervateiro, sócio de seu irmão, Manoel Miró.

O destaque da casa é sem dúvida a torre com cúpula, que fica na esquina. Mas chama a atenção também a bay-window na fachada voltada para a Comendador, que olhando de longe, parece ser de metal. As grades da escada e sacadas também são muito bonitas, cheias de detalhes, mas infelizmente, não aparecem direito nas fotos. A casa tem uma série de detalhes, como as decorações nas aberturas e a platibanda.

O casarão é uma Unidade de Interesse de Preservação e esse trecho da Rua Comendador Araújo é tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

As fotos que estou mostrando foram tiradas no meio do ano passado. O palacete estava desocupado e protegido por tapumes. Domingo passado dei um pulo lá, mas continua no mesmo. Fico devendo as fotos dele sem os tapumes (e com melhor iluminação).

Referência:

RIZZI, Suzelle. Cândido de Abreu e a Arquitetura de Curitiba entre 1897 e 1916. 2003. 186 p. Dissertação (Mestrado em Teoria, História e Crítica da Arquitetura). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.