sábado, 9 de junho de 2018

Reservatório do Alto São Francisco - o jardim

Reservatório do Alto São Francisco - o jardim
Reservatório do Alto São Francisco - o jardim
Reservatório do Alto São Francisco - o jardim
Reservatório do Alto São Francisco - o jardim
Reservatório do Alto São Francisco - o jardim
Reservatório do Alto São Francisco - o jardim
Reservatório do Alto São Francisco - o jardim

O Reservatório do Alto do São Francisco, Rua dos Presbíteros, 55; começou a ser construído em 1904 e foi inaugurado em 1908 junto com o primeiro sistema de abastecimento de água, com captação na Represa do Carvalho, localizada nos mananciais da serra.
A água vinha da represa até o reservatório por gravidade, em uma obra de engenharia bem avançada para a época.
O reservatório é quase que totalmente sob o solo. Sobre ele foi construído um jardim e no seu entorno, além da casa de manobras tem também um chafariz. Tudo isso é cercado por belas colunas e grades e na entrada há também um portão muito bonito.
O conjunto todo tem clara inspiração no art noveau, com toques do eclético na casa de manobras (ou casa das máquinas).

A água, vinda dos mananciais da serra, chegou pela primeira vez no reservatório na noite de 18 de agosto de 1908, conforme noticiou o jornal “A República” do dia seguinte.

Parece que houve na época uma certa controvérsia sobre a viabilidade técnica da obra. Pois na mesma nota em que noticia a chegada da água, em certa altura foi escrito o seguinte:

“… Fica assim destruida a affirmação corrente de que as represas da serra não satisfaziam para o reservatorio d’aqui os principios de hydrostatica, pois apenas com 7 e meia athmospheras de pressão o jorro dos tubos conductores éra de admiravel volume. …”

No dia 20 de agosto de 1908 o mesmo jornal “A República” publica um artigo um pouco maior. Depois de discorrer sobre a importância da distribuição da água nas cidade e de falar sobre o sistema de distribuição comenta:

“… Sem dúvida trabalhos dessa natureza não se fazem em pouco tempo e não são poucos os contratempos, as difficuldade, os embaraços que sempre apparecem no decorrer de taes obras.
     As de Curytiba tiveram de luctar com taes difficuldades e ainda com a má vontade, com a guerra surda, com a critica injusta, que espiritos atrazados e a propria imprensa lhes moviam.
     Mas a verdade acaba de triumphar: a agua da Serra do Mar no Reservatorio do Alto São Francisco vem demonstrar perante a população inteira que as obras contractadas pelo governo de 1904 têm condições de completa viabilidade e não representam, como se dizia, os dinheiros publicos enterrados nas ruas de Curytiba.
     Pelo contrário, taes obras constituem o maior serviço que um governo póde prestar a população, – principalmente a uma população, como a desta cidade, destinada a ficar sem agua, dentro de pouco tempo, a julgar pela escassez actual desse precioso liquido.
     Obras de tanta magnitude são se fazem sem enormes difficuldades; e no vencer estas é que está justamente o grande merito dos estadistas. …”.

O reservatório foi oficialmente inaugurado no dia 24 de agosto de 1908 e o “A República” noticiou assim:

“    Inauguração
     Com a presença do Presidente do Estado, o exmo. sr. dr. Xavier da Silva e membros do seu ministerio, autoridades civis e militares representantes da imprensa etc., realisou-se hoje á 1 hora da tarde a inauguração official do reservatorio d’agua do Alto de São Francisco.
     Foi servido um delicioso «lunch» com doces finos e variados vinhos, que foram saboreadors pelos convivas presentes.
     Soltas as reprezas da serra com pouca demora jorrou a lympha crystallina e limpida, rumorosamente, nos compartimentos do reservatorio, sendo por esse momento em em copos especialmente bordados para o acto, servido aos assistentes um agradavel pouco do liquido puro dos mananciaes da serra.
     Nesse momento houve o inicio dos brindes salientando-se o do dr. Xavier da SIlva congratulando-se com a Empreza de Abastecimento d’agua, representada pelo distincto engenheiro Arian Goulin, pelo triumpho obtido; o nosso redactor Chichorro Junior que, como Secretario de Obras Publicas, que foi do governo do inolvidavel dr. Vicente Machado, relembrou a memoria desse benemerito paranaense e cujas palavras eloquentes produziram agradavel effeito; o do dr, Goulin agradecendo aos dr. Xavier daa Silva; o do dr. Benjamim Pessoa em nome da A Republica e Notía; o do dr. Bemvindo Valente; o do dr, Claudino dos Santos etc.
Falaram após Alldo Silva em nome do “Correio do Povo”; o sr. Pinto, thesoureiro da Empreza.
     A banda do regimento de segurança alegrou o acto com as notas festivas dos seus accordes harmoniosos.”

Recentemente eu e minha esposa tivemos a oportunidade de entrar nos jardins para fazer algumas fotos. Agradeço a Simone Cristine Alves, Junio Ferreira Lima e Manoel Cesar Santos por possibilitarem a autorização de entrada e ao senhor José Carlos, o vigilante que gentilmente nos recebeu e acompanhou na visita.

Lembrando que o Reservatório do Alto São Francisco é bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná e é Unidade de Interesse de Preservação.
Publicarei mais algumas fotos do local nos próximos dias.

Publicações relacionadas:

Referências:

Água da Serra. A República, Curitiba, 19 ago. 1908, ano XXIII, n. 194, p.1.
A água. A República, Curitiba, 20 ago. 1908, ano XXIII, n. 195, p. 1.
Inauguração. A República, Curitiba, 24 ago. 1908, ano XXIII, n. 198, p. 2.