terça-feira, 13 de novembro de 2018

Bala Zéquinha

Casa na Rua Nunes Machado

Casa na Rua Nunes Machado.
No terreno haviam quatro casas iguais, duas voltadas para a Rua Nunes Machado e outras duas voltadas para a Rua Lamenha Lins. As da Lamenha Lins não existem mais. No meio do terreno, entre as casas, ficava a fábrica de doces dos irmãos Sobania, cujo produto mais conhecido foi a Bala Zéquinha.

Em 1928 um dos quatro irmãos Sobania (Francisco) foi fazer um curso sobre chocolate em São Paulo e lá conheceu as balas Piolim, com desenhos do famoso palhaço. Gostou da idéia e em 1929 os irmão lançaram a bala Zéquinha por essas bandas.

Figurinha número 200 das Balas Zéquinha
As figurinhas eram impressas em litografia pela Impressora Paranaense e mostravam o palhaço Zéquinha em diversas situações e profissões.
A bala era barata, feita de açúcar e essência de frutas. Rapidamente tornou-se um sucesso, com a piazada colecionando as figurinhas.
Com tamanho de 5x7 centímetros a série inicial era de 30 figurinha, depois ampliada para cinquenta, depois cem e finalmente duzentas.
Quem completasse a coleção toda (que não tinha um álbum) podia trocá-la por brindes, geralmente brinquedos. Mas tinha algumas figurinhas difíceis de encontrar.

A bala foi produzida pelos irmãos Sobania até 1940, quando foram relançadas pela Fábrica de Irmãos Franceschi, que as produziram até 1955.
Em 1955 a bala foi relançada pela Fábrica de Balas São Domingos, de E. J. Gabardo e Massochetto e a empresa que a produzia foi adquirida por Zigmundo Zavatski que retomou a produção em 1967.
Em 1979 o governo do Paraná lançou uma campanha de incentivo de recolhimento de impostos onde era possível trocar notas fiscais por figurinhas. Na ocasião houve uma disputa judicial em torno do uso da marca e dos desenhos, mas não sei como acabou.

Referências:

XAVIER, Valêncio. Bala Zequinha. Nicolau, Curitiba, fev. 1989. Ano III, n 20, p. 12,
PILATO, Mariana. No Centro de Curitiba, o “lar” das balas Zequinha sobrevive ao tempo. Gazeta do Povo, Curitiba, 2 jul. 2018. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/estilo-cultura/centro-curitiba-lar-balas-zequinha-sobrevive-tempo-curitiba/>. Acesso em: 12 nov. 2018.
WIKIPEDIA. Balas Zequinha. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Balas_Zequinha>. Acesso em: 12 nov. 2018.