segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

A paineira na Praça General Werner Gross

A paineira na Praça General Werner Gross

A paineira na Praça General Werner Gross

A paineira na Praça General Werner Gross

A paineira na Praça General Werner Gross

Essa belíssima paineira (Chorisia speciosa) está na Praça General Werner Gross, no Bom Retiro.
A árvore foi tombada pelo Patrimônio Cultural do Paraná em 10 de setembro de 1974. No Livro de Tombo, no item características está anotado o seguinte: “Feição notável com que foi dotada pela natureza.”

Alguns defendem que a árvore teria sido plantadas pelo Ouvidor Pardinho (Raphael Pires Pardinho) em 1721.
Procurei, mas até o momento não encontrei, os argumentos da pessoas que defendem que ela teria sido plantada pelo Ouvidor Pardinho.
No provimento de número 30 Pardinho refere-se a estacas de “ubarana verde” que haviam sido plantadas em “1º de Mayo de 1693” para demarcarem os limite da “villa”, dando inclusive as distâncias e a direção, a partir do pelourinho, onde estas estacas verdes foram plantadas.

No provimento 31 diz o seguinte:

“31. – Proveo q´os Juises e offcs. da camera focem ver estes marcos, e ubârânas se exystião ainda, e para melhor demarcasão pusecem em cada hu destes marcos 3 ubârânas, que direitamente fizecem todas 3 O Rumo do noroéste e Sueste travesão das ditas linhas de Nordeste e Sudueste. E outro sim midicem a quadra do dº Rocio metendo-lhe de novo outras ubârânas por donde levarem as linhas da quadra em modo que huãs fericem com as outras e facilmente serviçem as outras digo servicem as terras que ficam dentro do Rocio: de que faram termo no libro do Tombo declarando as paragens em que poem as estacas, e as braças e distancia q´ huãs ficão das outras para a todo o tempo se poder saber por onde parte.”

O provimento 35 deixa claro as razões dessa demarcação dos limites da vila.

“ 35- – Proveo q´ tivesem os offiaes da camera entendido que fora do dito Rocio não tem jurisdição para dar Terras das muitas que hã devolutas pelo termo e certões desta villa, porque isto he reservado aos Gencs. deste Governo, a quem S. Magestade, q´Deus Guarde, o tem concedio, pois achou elle Ouvidor Geral nos livros da Camera alguns Termos de campos, e terras q´ a Camera deu a algúas pessoas que lhas pedirão. E tem conformação que os … “.

Ou seja, a importância de demarcar os limites da vila era determinar os limites da jurisdição da Câmara.

Como escrevi antes, não encontrei ainda os argumentos dos que defendem que essa bela árvore foi plantada pelo Ouvidor Pardinho. Imagino que com base nos provimentos, e possivelmente em outros documentos, tenham determinado a localização dos marcos dos limites da vila. Provavelmente tenham chegado a conclusão que um deles ficava na praça.

De qualquer maneira, se foi ou não plantada pelo Ouvidor Pardinho, a paineira é bonita e majestosa. Vale a pena ser preservada enquanto viva.

Publicação relacionada:
Praça General Werner Gross

Referências:
PARDINHO, Rafael Pires [“Ouvidor”]. Provimentos da Vila de Curitiba, 1721. Revista Monumenta, vol. 3, nº 10. Curitiba, inverno/ 2000. pp. 01-19. 
LYRA, Cyro Illídio Corrêa de Oliveira et al. Espirais do tempo: bens tombados do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 440 p.
ANTONELLI, Diego. Dia da Árvore: as sete mais antigas e intocadas para conhecer em Curitiba. Gazeta do Povo, Curitiba, 21 set. 2018. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/estilo-cultura/conheca-as-sete-arvores-tombadas-pelo-patrimonio-historico-em-curitiba/>. Acesso em: 17 fev. 2019.