domingo, 17 de fevereiro de 2019

Praça General Werner Gross

Praça General Werner Gross

Praça General Werner Gross

placa de bronze na Praça General Werner Gross

totem de pedra com placa de bronze e árvore na Praça General Werner Gross

A Praça General Werner Gross está localizada na esquina da Rua Cláudio Manoel da Costa e Rua Valentin Trevisan, no Bom Retiro.

No local, em um totem de pedra está um placa com os seguintes dizeres:

“PRAÇA
GEN. WERNER H. GROSS
HOMENAGEM DO
ROTARY C.C. MERCÊS
AO NOSSO GRANDE COMPANHEIRO
GESTÃO 73 / 74”

A praça tem na parte dos fundos um quadra de futebol de areia.
No centro, uma grande árvore, sobre a qual escreverei amanhã.

Werner Hjalmar Gross


“Werner Hjalmar Gross, filho de Carlos Hugo Gross (austríaco) e Vitória Carlota Gross (francesa), nasceu em Curitiba no dia 06 de março de 1913. Em 1941 casou com Odília Koch, cujo matrimônio nasceu uma filha, Clotilde Gross.

Fez o curso primário na Escola Alemã e o ginasial no antigo Ginásio Paranaense. Estudou no Colégio Militar no Rio de Janeiro, seguindo a carreira na qual, em 1937 tornou-se Aspirante a Oficial. Desenvolveu ótima trajetória militar, chegando ao posto de General de Brigada em 1961.

Em julho de 1955, realizou o Curso de utilização de Rádio-Elementos, na França. Na mesma época, seguiu à Alemanha, onde permaneceu durante dois anos, especializando-se em explosivos, através do Conselho Nacional de Pesquisas. Ao regressar ao Brasil, serviu na Fábrica do Exército, em Bonsucesso.

Em 1960, retornou a Curitiba, na qualidade de oficial da reserva, tendo ingressado na Universidade Federal do Paraná, como professor de Física Nuclear, sendo, logo a seguir, elevado às funções de Chefe de Departamento. Foi Coordenador da Comissão Nacional de Energia Nuclear; Chefe do Laboratório Experimental da Fábrica Presidente Vargas em Piquete; Membro do Centro de Letras do Paraná; Membro do Centro Positivista do Museu David Carneiro.

Rotariano do Rotary Club de Curitiba Mercês, onde ingressou em 1971, permaneceu no clube até o seu falecimento, em 02 de fevereiro de 1973.”

Publicação relacionada:
A paineira na Praça General Werner Gross

Referência:

Disponível em: <http://www.worldclass.com.br/wp_news/2016/03/12/2261/>. Acesso em: 11 fev. 2109.