domingo, 19 de abril de 2020

Casarão João Scandelari

Casarão João Scandelari

Casarão João Scandelari - detalhes

Casarão João Scandelari - detalhes

Casarão João Scandelari - detlahes com lambrequim

Casarão João Scandelari

Casarão João Scandelari


Esse casarão na Avenida Anita Garibaldi foi construído por volta de 1883 (a data foi encontrada em uma viga no sótão). Foi construída pelo imigrante italiano João Scandelari, auxiliado por duas outras pessoas. O casarão era a residência e negócio da família, a Casa Scandelari, um armazém de secos e molhados.

O senhor João Scandelari “casou-se duas vezes. Com a primeira esposa teve seis filhos — um deles, assim como a mãe, não sobreviveu à epidemia de gripe espanhola que assolou a capital paranaense em 1918. No mesmo período, o patriarca também adoeceu e acabou três meses na cama. Os filhos restantes só não ficaram à mercê da própria sorte porque duas irmãs da vizinhança, compadecidas, resolveram criá-los enquanto o pai estava convalescente. … Uma dessas vizinhas era Maria, que se casou com João logo depois de sua recuperação. Tiveram dez filhos, além dos cinco da primeira esposa.”

A casa continua a pertencer a família, que mantem ali um escritório de projetos de uma empresa de engenharia elétrica e hidráulica.

Parabéns à família pelo cuidado com que preservam esse belo casarão, que – sem dúvidas – é uma das jóias da relação de Unidades de Interesse de Preservação.

Referência:
D’ORNELAS, Stephanie. Este casarão cheio de história em Curitiba foi salvo por um sonho. Gazeta do Povo, Curitiba, 12 nov. 2018. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/casarao-cheio-de-historia-em-curitiba-salvo-por-sonho/>. Acesso em: 16 abr. 2020.