quinta-feira, 2 de abril de 2020

Villa Sophia

Casarão na Rua Mateus Leme, construído em 1895
Fachada de Casarão na Rua Mateus Leme

Villa Sophia

Villa Sophia

Vista lateral da Villa Sophia

Localizada na Rua Mateus Leme, esquina com a a Rua Barão de Antonina, a “Villa Sophia” foi construída em 1895 (ou 1896) pelo sueco Guilherme Lindroth.

O Sr. Guilherme era engenheiro de estrada de ferro. Trabalhava como responsável de gabaritos na “Fundição Müeller”, do suíço Gottlieb Müeller. Acabou casando com Sophia Müeller, filha do Sr. Gottlieb.

A casa foi construída por pedreiros e marceneiros alemães e o interior recebeu pinturas feitas por imigrantes italianos.

Ví no jornal “Gazeta do Povo” fotos das pinturas lindíssimas do interior. O estranho é que lembro de ter almoçado lá quando a casa foi ocupada por um restaurante, mas não consigo lembrar das pinturas. Tenho a impressão que tinham mesas fora, mas não estou certo.

Enquanto o casal morou no local a casa era conhecida pela população como a “Casa das Rosas”, uma vez que a senhora Sophia gostava muito delas e as cultivava nos jardins.

Em 1937 a casa foi vendida para a Cúria Metropolitana e com o tempo as pessoas passaram a chama-la de “Casa do Bispo”.

No final dos anos 1950 o imóvel foi ocupado por um pensionato das Irmãs Passionistas.

Depois disso a casa esteve por um tempo meio que abandona e em 2007 passou a ter um novo proprietário, que a recuperou completamente, em um trabalho de restauro muito detalhado, feito com técnica, por profissionais.

Não consigo lembrar se a ocupação dela por um restaurante foi antes de ficar meio abandonada ou se o restaurante foi o início da recuperação dela.

A casa é uma Unidade de Interesse de Preservação. Quando a fotografei estava ocupada por um escritório de advocacia.

Publicação relacionada:
Fundição Müeller

Referências:
FERNANDES, José Carlos. Vilma, as rosas e o casarão da Mateus Leme. Gazeta do Povo, Curitiba, 4 set. 2014. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/jose-carlos-fernandes/vilma-as-rosas-e-o-casarao-da-mateus-leme-ed1svxq109bd3k1vlyxczouha/>. Acesso em: 30 mar. 2020.
GALANI, Luan. Entre rosas, pinturas e um bispo, conheça as histórias do casarão sueco de Curitiba. Gazeta do Povo, Curitiba, 13 dez. 2016. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/entre-rosas-pinturas-e-um-bispo-conheca-as-historias-do-casarao-sueco-de-curitiba/>. Acesso em: 30 mar. 2020.FC