sábado, 4 de julho de 2020

Largo Senador Flávio Carvalho Guimarães

Largo Senador Flávio Carvalho Guimarães
Largo Senador Flávio Carvalho Guimarães

O Largo Senador Flávio Carvalho Guimarães é delimitado em dois lados pela Rua Tomazina e pela Rua Alberto Folloni por outro. A praça é bem arborizada, com um pinheiro inclusive.

Quem foi Flávio Carvalho Guimarães


Procurando saber sobre quem foi o Senador, encontrei no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC - FGV o seguinte:

“Flávio Carvalho Guimarães nasceu em Ponta Grossa (PR) no dia 21 de abril de 1891, filho de Flávio Teodoro Carneiro Guimarães e de Balbina Carvalho Guimarães. 
Fez seus primeiros estudos em Curitiba, bacharelando-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1916. 
Grande proprietário rural, foi secretário da Fazenda do Paraná e membro do Conselho Administrativo desse estado. Em 1935 foi escolhido pela Assembléia Constituinte paranaense, eleita em outubro de 1934, senador pelo Paraná, exercendo o mandato desse ano até novembro de 1937, quando o advento do Estado Novo suprimiu os órgãos legislativos do país. A partir de 1938 passou a integrar a diretoria da Caixa Econômica Federal do Paraná, tornando-se seu diretor-presidente em 1945. Em 29 de outubro desse ano foi nomeado interventor federal no Paraná em substituição a Manuel Ribas. No entanto, com a deposição de Vargas nesse mesmo dia, não chegou a assumir o cargo. 
No pleito de dezembro de 1945, elegeu-se senador pelo Paraná à Assembléia Nacional Constituinte, na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Assumindo a cadeira em fevereiro do ano seguinte, foi membro da Subcomissão da Família, Educação e Cultura, integrante da Comissão de Constituição. Com a promulgação da nova Carta (18/9/1946) e a transformação da Constituinte em Congresso ordinário, exerceu o mandato até janeiro de 1955. Nessa legislatura foi membro da Comissão Especial de Leis Complementares da Constituição e da Comissão Especial de Regimento Comum, tornando-se vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e da Comissão de Educação e Cultura. 
Pertenceu à Academia Paranaense de Letras e ao Centro de Letras do Paraná. 
Faleceu em Ponta Grossa no dia 10 de dezembro de 1968. 
Era casado com Anita Miró Guimarães, com quem teve três filhos. 
Publicou “Etnia brasileira” (1935), “Festa da amizade” (em colaboração, 1935), “A ortografia simplificada” (1936), “Sistema monetário brasileiro” (1937) e “Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá” (1938).”

Referência:
CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Flávio Carvalho Guimarães. Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/flavio-carvalho-guimaraes>. Acesso em: 03 jul. 2020