quinta-feira, 16 de julho de 2015

Ukiyo-e




"O Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta, de 20 de junho a 02 de agosto de 2015, a exposição “Ukiyo-e, obras primas de Hokusai e Hiroshige – Coleção Museu de Arte Fuji de Tóquio”, com 70 obras japonesas em xilogravura que revelam paisagens, flagrantes do cotidiano, imagens de guerreiros, gueixas e atores teatrais. A mostra faz parte dos eventos comemorativos aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação assinado entre Brasil e Japão no dia 5 de novembro de 1895.
Numa tradução literal, ukiyo-e significa "retratos do mundo flutuante". São imagens do cotidiano registradas em papel pela técnica da xilogravura desenvolvida durante o período Edo (1603-1868) no Japão, mais especificamente nos centros urbanos de Edo (atual Tóquio), Osaka e Kyoto. Ao retratarem lutadores de sumô, gueixas, atores e paisagens, seus autores procuravam eternizar na pintura aquele fugaz  momento. Este estilo foi amplamente difundido nos séculos 18 e 19 e influenciou fortemente importantes movimentos, como o cubismo, impressionismo e pós-impressionismo. Vincent Van Gogh, Claude Monet e Edgar Degas foram alguns dos que buscaram inspiração no Ukiyo-e."

Se você ainda não foi ver, vá.  Estas obras raramente saem do Japão e quando saem é sempre por pouco tempo. Curitiba será a única cidade a receber este conjunto este ano.

A mostra está montada na sala 10, que fica no subsolo do museu.

Fonte: site do MON e catálogo da exposição.