domingo, 11 de outubro de 2015

Mais uma Unidade de Interesse de Preservação na Erasto Gaertner


Esta casa é mais uma Unidade de Interesse de Preservação localizada na Av. Pref. Erasto Gaettner . As outras que já fotografei são a Casa do "Burro Brabo” e uma outra casa muito bonita

Havia outra UIP na rua, que era o “Parque Inglês”, mas construíram um edifício no lugar.
O “Parque Inglês” era um haras que fazia parte da propriedade do imigrante escocês Philipe Tod, que se estabeleceu na região em 1866. A propriedade era enorme, indo mais ou menos da Rua México até a Cerâmica Colle, passando por toda aquela região onde hoje estão localizados os quartéis e parte do Aeroporto do Bacacheri. D. Pedro II visitou a propriedade quando esteve por aqui em 1880 e comentou no seu diário, entre outras coisas, que “tem máquinas para picar palha e debulhar grãos. Tudo muito bem arranjado.”

Quanto a casa da foto, que está muito bem conservada, não tenho informações. Caso você saiba alguma coisa sobre ela, por favor, escreva nos comentários.

Referência:

D. PEDRO II. Diários. Maço 37, Doc. 1057, Vol. 23. Arquivo da Casa Imperial do Brasil - POB. Transcrições gentilmente fornecidas pelo Museu Imperial/IBRAM/MinC.