terça-feira, 13 de outubro de 2015

Sociedade Thalia

Sociedade Thalia

Sociedade Thalia

A sede da Sociedade Thalia, na Rua Comendador Araújo, foi inaugurada em 1942 e é definida como em estilo eclético, i. é, uma mistura de diversos estilos (ou, sem estilo definido, como diriam outros).

A sociedade foi fundada por 19 famílias de imigrantes alemães em 1882 com o nome de Weringe Thalia e tinha as suas atas escritas em alemão até 1918, quando foi obrigada por lei a fazer na língua oficial. Por lei também, ela foi forçada a ser presidida por brasileiros natos.

Os primeiros encontros, normalmente culturais e voltados principalmente para o teatro, eram realizados em sedes alugadas. Como a cidade não tinha iluminação pública, as reuniões eram marcadas para o primeiro sábado de lua cheia.

A Sociedade Thalia foi mais uma das sociedades de imigrantes e descendentes perseguidas no passado aqui em Curitiba (como no resto do país). Durante a Primeira Guerra Mundial, além de terem de passar a escrever as atas em português, muitas das anteriores foram queimadas. Durante a ditadura de Getúlio Vargas, além da destruição de documentos, muitos livros escritos em alemão foram destruídos pelo fogo.


Referência:

SOCIEDADE THALIA. História. Disponível em: <http://thalia.com.br/institucional/historia>. Acesso em: 6 out. 2015.