quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Vila Odette

Vila Odette


Esta casa fantástica, em estilo normando, está localizada na Av. João Gualberto, ao lado do Palacete Leão Junior.
Foi projetada pelo engenheiro Eduardo Fernando Chaves (1892-1944) para Agostinho Ermelino de Leão (filho do proprietário do Palacete Leão Junior), que ganhou o terreno de sua mãe quando casou.

Ela tinha, tanto na frente como nos fundos do terreno (que iam até onde hoje é o Hospital das Clínicas) jardins lindíssimos, em estilo francês. Nos fundos tinha também, pés de frutas (jaboticaba, goiaba, uva), uma estufa, galinheiro, depósito de lenha, quadra de tênis e uma bela casa de bonecas (de causar inveja a muitas casas de hoje). Tinha também instalações para a residência do motorista, jardineiro, das empregadas e lavadeira. Com 20 ambientes, a casa tem 825 m². No interior tinha salões em estilo inglês e art noveau e uma biblioteca em estilo manuelino. Forros, portas, escadas e parquets  em madeiras de diversas espécies, com diversos trabalhos de entalhe. As janelas também são muito bonitas, com diversos vitrais decorados com motivos florais. Enfim, a casa tem tudo o que a riqueza gerada pelo ciclo da erva-mate podia comprar. Com o tempo ela perdeu parte do terreno, mas imagino que o interior seja ainda como o descrito no livro "As Virtudes do bem-morar".

O alvará para a construção da casa é de outubro de 1923, mas não sei quando a construção terminou. Imagino que não demorou muito. Ela é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Outra foto dessa casa lindíssima nesta outra postagem.

Referência:

POSSE, Zulmara Clara Sauner e CASTRO, Elizabeth Amorim de. As Virtudes do bem-morar. 1º ed. Curitiba: Edição das Autoras, 2012. 232 p.