sábado, 12 de dezembro de 2015

Antiga sede do Bar Palácio

Antiga sede do Bar Palácio em Curitiba

Antiga sede do Bar Palácio em Curitiba

O Bar Palácio, fundado em 1930, é um bar e restaurante tradicional de Curitiba. Um daqueles que fazem parte do folclore urbano, com direito a livro, tese de mestrado e tudo o mais.
A foto é da sua antiga sede na Rua Barão do Rio Branco, quase em frente ao Palácio da Liberdade, antiga sede do governo estadual.
Confirmando a vocação, atualmente funciona no local, que é uma Unidade de Interesse de Preservação, um outro bar e restaurante. A casa é bem bonita e foi bem restaurada.

Com comida simples, mas deliciosa, o Palácio funcionava até as sete e trinta da manhã. Além da tradicional boêmia frequentadora do local e pessoas simples que trabalhavam a noite, era comum encontrar na madrugada gente de smoking e vestido longo. Era o pessoal que saia dos bailes e passava para fazer uma boquinha ou tomar mais uma antes de ir para casa.

O Bar Palácio proibia a entrada de senhoras desacompanhadas, para evitar que as moças que não estavam propriamente interessadas nas qualidades gastronômicas do local fossem fazer ponto ali. Na década de 1980 um grupo de feministas resolveu processar o bar por causa dessa regra. E as moças perderam a ação. A imprensa acompanhou o assunto e isso só ajudou a aumentar a fama.

Atualmente o Bar Palácio está localizado bem próximo do seu lugar original, na Rua André de Barros, 500; com o mesmo cardápio e a mesma decoração simples.

Se você nunca foi no Bar Palácio, tem que ir. Você não pode declarar-se curitibano (natural ou residente) se não foi pelo menos uma vez lá.