segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Antiga casa de banhos - um estabelecimento electro-hydro therápico

Antiga casa de banhos
Antiga casa de banhos


Esta casa na Rua Presidente Carlos Cavalcanti é uma Unidade de Interesse de Preservação. Em estilo eclético, com duas pilastras decorativas. Janelas bem decoradas, com barras no entorno e frontão na parte superior bem elaborado, com um rosto feminino. A platibanda com balaústres também é bem elaborada, encimada por duas urnas (uma delas ausente) nas extremidades e um frontão na parte central, bem elaborado também e com um pináculo. A entrada na casa é feita por uma porta lateral, depois de um portão.

Não sei sobre a ocupação atual, mas já foi uma casa de banhos, como podemos ver em um anúncio antigo. Oferecia “banhos quentes, frios, russos, banhos de duchas e electricidade.”

A Rua Presidente Carlos Cavalcanti já foi chamada de Rua do Saldanha, depois (a partir de aproximadamente 1870) passou a ter o nome de Rua do Serrito. Mais tarde, trocou de nome novamente e passou a ser Rua Conselheiro Barras, para finalmente ter o nome atual em homenagem a Carlos Cavalcanti de Albuquerque, presidente do Paraná entre fevereiro de 1912 e fevereiro de 1916.