quinta-feira, 17 de março de 2016

Casa Emílio Romani

Casa Emílio Romani

Casa Emílio Romani

Casa Emílio Romani

A Casa Emílio Romani, localizada em frente a Praça Eufrásio Correia, foi construída por volta de 1880 como residência da família de Amazonas Marcondes. Serviu de sede da companhia francesa que era a concessionária da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba. Durante a Revolução Federalista foi sede do 39º Regimento de Infantaria e dizem, abrigou prisioneiros políticos. Foi adquirida por Emilio Romani em 1911 para ser a sede de sua empresa. Durante a sua existência foi também a primeira sede da Companhia Força e Luz do Paraná, abrigou a Sociedade Operária Beneficente 14 de Janeiro, o Britânia Futebol Clube e a extinta Promopar - Fundação de Promoção Social do Paraná. A casa também já foi chamada (e as vezes ainda é) de Casa dos Arcos e Casa Rosada.

O sobrado tem dois telhados de quatro águas que ficam escondidos por platibandas. Tem uma galeria com arcos por cima da passagem de pedestres e um terraço no andar superior com uma grade bem trabalhada como guarda-corpo. Todas as portas e janelas são em arcos.

Mais recentemente o casarão foi adquirido por um advogado que o restaurou (muito bem, diga-se) e instalou ali o seu escritório de advocacia. A casa está sempre muito bem mantida. Eu diria que serve de exemplo de propriedade privada, que tem utilização econômica e ainda assim cumpre o seu papel na preservação do patrimônio cultural, da memória e da história da cidade.

A casa é um bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná e uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referências:

CORDOVA, Dayana Zdebsky de et al. Pelos trilhos: paisagens ferroviárias de Curitiba. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2010, 172 p.
MILLARCH, Aramis. Casa dos Arcos, um endereço para o MIS. Estado do Paraná, suplemento Almanaque, pág. 17, Curitiba, 29 mai. 1987. Disponível em <http://www.millarch.org/artigo/casa-dos-arcos-um-endereco-para-o-mis>. Acesso em: 16 mar. 2016.
CURITIBA SPACE. Casa Emílio Romani. Disponível em: <http://curitibaspace.com.br/casa-emilio-romani/>. Acesso em: 16 mar. 2016.
LYRA, Cyro Illídio Corrêa de Oliveira et al. Espirais do tempo: bens tombados do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 440 p.
CASILLO ADVOGADOS. Disponível em: <http://www.casilloadvogados.com.br>. Acesso em: 16 mar. 2016