terça-feira, 5 de abril de 2016

Antigo Hotel São João

Antigo Hotel São João

Antigo Hotel São João

As ruínas desse casarão na Rua Riachuelo indicam que foi muito bonito no passado.
Estão construindo nos fundos um prédio e faz parte do projeto a restauração da casa, que é uma Unidade de Interesse de Preservação.
Não consegui encontrar muitas informações. Parece ser ainda do século XIX. Há unanimidade na indicação de que por algum tempo abrigou o antigo Hotel São João.
Encontrei uma fonte que indica também que ele foi originalmente residência da família de Francisco Britto. Não consegui confirmar isso com uma outra fonte.
Francisco Britto (ou Brito) seria um comerciante de charutos que vendeu em 1893 o imóvel para o Sr. Roberto Raeder instalar a sua relojoaria, que ficava bem próxima deste.

Quando restaurado, tudo indica que o casarão ficará bem bonito. Repare na platibanda com balaústres, na janela e portas com sobrevergas bem decoradas com frontões em semicírculo e figuras de faces humanas (femininas no térreo e masculinas no andar superior), gradil de ferro nas sacadas e friso sob a cornija. Repare também guirlandas (corroas de flores e folhas) sob as janelas.

Referência:

IUBEL, Aline Fonseca; CORDOVA, Dayana Zdebsky; STOIEV, Fabiano. As muitas vistas de uma rua: histórias e políticas de uma paisagem - Curitiba e a Rua Riachuelo. Curitiba: Máquina de Escrever, 2014. 160 p.
FERNANDES, José Carlos. Justiceiros da Riachuelo. Gazeta do Povo, Curitiba, 30 mai. 2010. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/justiceiros-da-riachuelo-0t7xluatvdabf8jf8atutfpe6>. Acesso em: 1 abr. 2016.