quarta-feira, 20 de julho de 2016

A florada das cerejeiras

A florada das cerejeiras

A florada das cerejeiras

A florada das cerejeiras

A florada das cerejeiras

A florada das cerejeiras talvez seja a mais bonita das que ocorrem no inverno na cidade.
A Rua XV de Novembro (também conhecida como Rua das Flores nesse trecho) fica muito bonita nesta época. As cerejeiras não são exclusividade da XV, tendo muitas também na Praça do Japão, no Jardim Botânico e muitas outras espalhadas (em menor concentração) pela cidade.
Assistindo um programa de televisão sobre árvores aprendi que essas cerejeiras (sakurá) que só produzem flores seria uma espécie de híbrido entre cerejeiras da região montanhosa do Japão com outras do litoral. Mostraram também que em um determinado dia do ano, durante a florada, o pessoal sai do trabalho e reúnem-se nos parques, ao pé das cerejeiras em flor, para beberem saquê. O funcionário mais novo da empresa é encarregado de chegar antes para escolher e guardar um bom local, extendendo uma lona. Segundo a tradição, se cair uma pétala no copo a pessoa terá sorte durante aquele ano. Deu de perceber que alguns não tinham muita sorte.

A paisagem urbana da Rua XV de Novembro entre a Avenida Luiz Xavier e a Praça Santos Andrade é bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná. Fazem parte do mesmo conjunto a Avenida Luiz Xavier, a Praça Osório e a Praça Santos Andrade.