sábado, 20 de agosto de 2016

O Plano Agache e as galerias na XV

O Plano Agache e as galerias na XV

O Plano Agache, como ficou conhecido, foi uma primeira tentativa de fazer um planejamento de longo prazo da ordenação espacial da cidade. Encomendado em 1940 por Manoel Ribas (interventor no Paraná entre 1937 e 1945), foi entregue em 1943.
Entre tantas ideias incluídas no plano (algumas executadas, outras não) uma delas era a implantação de galerias na Rua XV de Novembro. Essas galerias são recuos obrigatórios no primeiro andar dos edifícios, que servem de corredor coberto como proteção dos pedestres do clima de Curitiba.
Ainda bem que resolveram interromper a execução dessa idéia na XV, do contrário todos aqueles prédios históricos teriam sumido.
Mas a ideia não deixa de ser interessante e tem sido implantada ao longo das estruturais, nas vias com canaletas dos ônibus expressos. Todos os novos prédios construídos nessas vias têm seguido esse princípio.

Referências:

BOLETIM PMC. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, Ano II, n. 12, nov.-dez. 1943.
FUNDAÇÃO Ayrton Lolô Cornelsen. Plano Agache. Disponível em: <http://www.lolocornelsen.com.br/arquitetura%20-%20agache%20e%20corbusier.htm>. Acesso em: 18 ago. 2016.