domingo, 11 de setembro de 2016

Portão Cultural

Portão Cultural

Portão Cultural

Portão Cultural

Portão Cultural

Portão Cultural

Antes ele era chamado de Centro Cultural do Portão, mas como prefeito tem mania de trocar o nome das coisas, passou a ser chamado de Portão Cultural.
O prédio foi projetado em 1977 pelo arquiteto Marcos Prado para ser um terminal rodoviário e a construção iniciou em 1978 e não foi concluída. Com a inauguração do Terminal do Portão em 1983 ele perdeu a função para o qual havia sido concebido. Após estudos chegaram a opção de fazer um centro cultural e de atividades. O projeto foi adaptado e a construção retomada em 1986, sendo inaugurado em 18 de outubro de 1988 (administração Roberto Requião). Funcionou até 2005 quando foi fechado para reformas (administração Carlos Alberto Richa). Após a reforma, foi reinaugurado em29 de junho de 2012 (administração Luciano Ducci).

Localizado na Avenida República Argentina, em frente ao Terminal de Ônibus do Portão, o centro abriga “o MuMA - Museu Municipal de Arte de Curitiba, o Cine Guarani, o Auditório Antônio Carlos Kraide, a Casa da Leitura Wilson Bueno e um Centro de Arte Digital, além de Espaço de Convivência e salas para cursos e projetos de ação educativa.”

O MuMA é uma Unidade de Interesse de Preservação.
texto complementado em 23 nov. 2021

Publicações relacionadas:


Referências:

FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA. Portão Cultural. Disponível em: <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/portao-cultural/>. Acesso em: 10 set. 2016.
CONHECENDO CURITIBA. Portão Cultural (antigo Centro Cultural Portão). Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/conhecendocuritiba/portaocultural>. Acesso em: 10 set. 2016.