segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A saga heroica dos curitibanos

A saga heroica dos curitibanos

A saga heroica dos curitibanos

A saga heroica dos curitibanos

Este painel de Sérgio Ferro no teto da Capela dos Fundadores no Memorial da Cidade de Curitiba é muito bonito e merece ser apreciado com vagar.

Na parte superior uma gralha azul representando o Espírito Santo. Na parte inferior a Nossa Senhora com o Menino Jesus. No centro tropeiros, garimpeiros de ouro, coletores de pinhões, erva-mate e café; o índio Tindiquera, o pelourinho (representando a emancipação da vila), pinhões e forjadores de metais. No centro, inseridas em um círculo oval três figuras representando as três Graças: dar, receber e retribuir.

As figuras de Sérgio Ferro são inspiradas em Michelangelo e esta obra é cheia de referências antropofágicas, segundo ele "Somos antropofágicos. Recebemos influências, mastigamos e engolimos."
Na obra aparecem uma série de referências a personagens, como o cineasta John Ford (o tropeiro), Michelangelo (a figura no lado direito carregando um saco nas costas, “carrega a cidades nas costas”). Outra referência a Michelangelo é o David no lado esquerdo representando o índio Tindinquera. No canto direito, embaixo, um homem sentado desenhando, representando os planejadores da cidade é o pintor e arquiteto italiano Raffaello Sanzio da Urbino, conhecido com Rafael. A Nossa Senhora foi representada com o rosto da esposa do artista.

Ao contrário de outras obras que destacam indivíduos históricos, esta exalta os personagens comuns e anônimos que construíram a cidade. Representando-os de forma grandiosa e bela, quase que colocando-os no patamar de semi-deuses.

Sérgio Ferro


Filho de Armando Simone Pereira e Beatriz Ferro Pereira, nasceu em Curitiba em 25 de julho de 1938.
Formou-se em arquitetura e urbanismo na FAU/USP. Fez pós-graduação em museologia e evolução urbana, na mesma faculdade e cursou também, sob a orientação de Umberto Eco, o curso de Semiologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Após a formatura em arquitetura foi convidado por Vilanova Artigas a ser professor assistente de História da Arte na USP.
Comunista, ligou-se a Aliança Libertadora Nacional, de Carlos Marighella. Em 1968 participou de um atentado a bomba no Conjunto Nacional, em São Paulo, com o objetivo de atingir o consulado dos Estados Unidos. Preso, foi torturado, e afastado da Universidade de São Paulo.
Exilou-se na França, onde não podia exercer a profissão de arquiteto. Dedicou-se então a carreira de artista e professor em cursos de arte e arquitetura.

Referências:

MACEDO, Rafael Greca de. História e Urbanismo de Curitiba: curso no Solar do Rosário, Curitiba, 22-25 jun. 2016. Notas Pessoais.
MACEDO, Rafael Greca de. Memorial da Cidade de Curitiba. Frente Ampla [blog]. Disponível em: <http://www.frenteampla.com.br/rafaelgreca/blog1/?p=305>. Acesso em: 18 fev. 2017.
WIKIOPEDIA. Sérgio Ferro. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sérgio_Ferro>. Acesso em: 18 fev. 2017.
ARTE | Ref. O que Sérgio Ferro e Michelangelo têm em comum? Disponível em: <http://arteref.com/pintura/sergio-ferro/>. Acesso em: 18 fev. 2017.
MACHADO, Cassiano Elek. Painel antropofágico de Sérgio Ferro conta história de Curitiba. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 dez. 1996, Ilustrada. Disponível em : <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/12/23/ilustrada/14.html>. Acesso em: 18 fev. 2017.