domingo, 11 de junho de 2017

Casa Andrade Muricy

Casa Andrade Muricy

Casa Andrade Muricy

Casa Andrade Muricy

A construção desse prédio começou e 1923 e foi inaugurado em 21 de setembro de 1926 pelo presidente do estado Munhoz da Rocha, abrigando a Coletoria Estadual, a Repartição de Água e Esgoto, a Junta Comercial e o Instituto Comercial.

Mais tarde, a fachada da Rua Saldanha Marinho, que era separada do do salão nober do Ginásio Paranaense por um terreno com um portão, recebeu uma ampliação no mesmo estilo do original, tornando esta fachada maior.

O prédio que foi totalmente ocupado pela Secretaria de Finanças do Estado do Paraná até 1979, quando a secretaria foi transferida para o Centro Cívico.

Depois disso passou a ser de responsabilidade da Secretaria da Cultura.

Depois de passar por reformas o prédio foi transformado em um espaço de exposições inaugurado em 26 de junho de 1998, com o nome de Casa Andrade Muricy, em homenagem ao escritor e critico literário e musical José Cândido de Andrade Muricy (1895-1984). Não confundir com o Dr. Muricy (1827-1879), que dá nome a alameda onde o prédio está instalado.

Em abril de 2014 a Casa Andrade Muricy foi fechada por tempo indeterminado para receber obras de manutenção e conservação. Até onde sei, não foi reaberta.

O prédio é tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná e é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referência:

LYRA, Cyro Illídio Corrêa de Oliveira et al. Espirais do tempo: bens tombados do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 440 p.