domingo, 3 de dezembro de 2017

Colégio Estadual Prof. Elias Abrahão (Grupo Escolar Cristo Rei)

Colégio Estadual Prof. Elias Abrahão (Grupo Escolar Cristo Rei)
Colégio Estadual Prof. Elias Abrahão (Grupo Escolar Cristo Rei)
Colégio Estadual Prof. Elias Abrahão (Grupo Escolar Cristo Rei)

Se o prédio do Colégio Estadual Prof. Elias Abrahão lembra o alguma escola perto de você, pode ser.
É que nas décadas de 1940/50 muitas escolas foram construídas na cidade, e no estado, obedecendo “projetos-tipo, ou seja, projetos com plantas e fachadas padrões”.
O prédio do Grupo Escolar Cristo Rei (atual Colégio Estadual Prof. Elias Abrahão), localizado na Avenida Souza Naves começou a ser construído em março de 1949, durante o governo de Moisés Lupion e foi oficialmente inaugurado em 1953, durante o governo de Bento Munhoz da Rocha. Tinha inicialmente 12 salas em dois pavimentos. e apenas uns trinta porcento do terreno era ocupado. Com o tempo a escola foi sofrendo adaptações e ampliações.
Em estilo neocolonial, bem simplificado, “com fachada em arcos, … e telhados em telhas de barro com beiral”. Os projetos-tipo adotadoo pelo estado faziam parte do discurso da modernidade. Eram uma espécie de símbolo da modernidade, em oposição ao estilo eclético.

No site da escola tem o seguinte texto sobre a história dele:

“A história do Colégio Elias Abrahão é bem longa. Nesse período ele já possuiu vários nomes.
Não se sabe ao certo a data da sua fundação. O registro mais antigo data de 29 de setembro de 1953, quando um decreto oficializou o então Grupo Escolar Cristo Rei como escola de Curso Primário. Oficialmente esta foi a data de fundação do colégio e seu primeiro nome.
Mais tarde, em 1974, foi aprovado um decreto que implantaria o curso de 1° Grau (1° a 8 série).
Em 23 de dezembro de 1975 a escola foi reorganizada e recebeu nova denominação de Complexo Escolar Cristo Rei – Ensino Regular e Supletivo de 1° Grau. Nesta época o colégio atendia 1° a 8° série e ensino supletivo.
Recebeu novo nome em 17 de fevereiro de 1982, Escola Cristo Rei – Ensino Regular e Supletivo de 1° Grau.
O Ensino Médio teve sua implantação no início do ano letivo de 1989 e só foi totalmente concluído em 18 de janeiro de 1993. Então a escola passou a se chamar Colégio Estadual Cristo Rei – Ensino de 1° e 2° Grau (o nosso conhecido “Cristão”).
Em 07 de outubro, numa ocasião muito conturbada, o nome do colégio foi alterado para Colégio Estadual Elias Abrahão – Ensino de 1° e 2° Grau em homenagem ao então secretário da educação. Apesar de vários protestos e descontentamento da comunidade escolar com a ultima mudança de nome o decreto foi efetivamente cumprido.”


Referências:

CORREIA, Ana Paula Pupo. História & Arquitetura Escolar: os prédios escolares públicos de Curitiba (1943-1953). 2004. 169 p. Dissertação (Mestrado em História e Historiografia da Educação). UFPR. Curitiba.
COLÉGIO Estadual Professor Elias Abrahão. [site]. Apresentação. Histórico. Disponível em:<http://www.ctaeliasabrahao.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1>. Acesso em: 1 dez. 2017.