domingo, 22 de julho de 2018

Federação Espírita do Paraná

Sede histórica da Federação Espírita do Paraná na Rua Saldanha Marinho

Sede histórica da Federação Espírita do Paraná na Rua Saldanha Marinho

O terreno para a construção desse prédio foi adquirido pela Federação Espírita em 1913 e o prédio foi inaugurado em 1915. Naquela ocasião o local abrigava também um albergue noturno para pessoas pobres.

Em 1918, durante a epidemia de gripe espanhola que atingiu a cidade, a Federação Espírita ofereceu o prédio para abrigar doentes menos favorecidos. Os hospitais da cidade ficaram lotados e diversas organizações religiosas e civis da cidade ofereceram instalações para abrigar as vítimas de gripe.

O Espiritismo foi – e ainda é – responsável por uma série de iniciativas educativas, assistenciais e de caridade na cidade.

O prédio, localizado na Rua Saldanha Marinho esquina com a Alameda Cabral, é uma Unidade de Interesse de Preservação e depois de quatro anos de restauro, foi reinaugurado em 30 de novembro de 2002 e passou a ser chamado de sede histórica. Além da restauração do prédio, foram restaurados também móveis e quadros. No local tem uma exposição com a história da instituição, biblioteca, biblioteca infantil e videoteca com ambiente multimídia.
Ainda não deu no jeito de visitar o interior do prédio, mas qualquer hora dessas dá certo.

A sede atual da Federação Espírita do Paraná fica no prédio ao lado, na Alameda Cabral.

Referências:

DAL MOLIN, Giorgio. Do beco do Ébano à Rua Saldanha Marinho: sév. XIX a 1943. 2017. 61 f. Monografia (Bacharelado em História - Memória e Imagem). Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de História, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
OLIVEIRA, Vera Lúcia Carrano de. Sede histórica da Federação Espírita do Paraná chega aos quinze anos. Mundo Espírita [site]. Curitiba, nov. 2017. Disponível em: <http://www.mundoespirita.com.br/?materia=sede-historica-da-federacao-espirita-do-parana-chega-aos-quinze-anos>. Acesso em: 20 jul. 2018.
FEDERAÇÃO Espírita do Paraná [site]. Disponível em: <http://www.feparana.com.br>. Acesso em: 20 jul. 2018