domingo, 27 de janeiro de 2019

Uma UIP mais ou menos abandonada pela prefeitura

Casa abandonada na Rua Paula Gomes
Casa abandonada na Rua Paula Gomes
Casa abandonada na Rua Paula Gomes - detalhe janelas e luminária

Esta casa localizada na Rua Paula Gomes, 325 (esquina com a Rua Duque de Caxias) é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Já foi conhecida como “Casa de Portugal”, enquanto ocupada pelo Instituto Luso-Brasileiro, ligado ao Consulado de Portugal.

Em estilo eclético a casa já sofreu um incêndio, quando ocupada por moradores de rua, aparentemente pessoas com problemas com drogas. No local, no dia que fotografei, tinha uma placa onde estava escrito: “NÃO ENTRE Imóvel Interditado Risco de Desabamento”.

O problema é que a casa, segundo o jornal “Gazeta do Povo”, pertence à prefeitura.

Costumo não criticar as UIPs privadas que não estão bem conservadas. Faço isso sabendo das dificuldades e também porque na maioria das vezes não tenho informações suficientes. Mas uma casa que é propriedade pública e que encontra-se assim, sem uso e mais ou menos abandonada, não é admissível.

Considerando que a oferta de serviços públicos está sempre correndo atrás da demanda, não consigo imaginar que a prefeitura não encontre um uso adequado para ela, ao mesmo tempo que a mantém conservada.

Lamentável.

Referências:

MORAIS, Andréa. Patrimônio Abandonado. Gazeta do Povo, Curitiba, 05 fev. 2013. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/entrelinhas/patrimonio-abandonado-5ycaawio00k2vq7yzof194m4w/>. Acesso em: 23 jan. 2019.
REDAÇÃO. Casarão histórico em Curitiba está completamente abandonado. Tribuna do Paraná, Curitiba, 18 fev. 2013. Disponível em: <https://www.tribunapr.com.br/noticias/parana/casarao-historico-em-curitiba-esta-completamente-abandonado/>. Acesso em: 23 jan. 2019.
KADANUS, Kelli. Incêndio destrói antiga Casa de Portugal, no Centro. Tribuna do Paraná, Curitiba, 27 set. 2015. Disponível em: <https://www.tribunapr.com.br/noticias/parana/incendio-destroi-antiga-casa-de-portugal-no-centro/>. Acesso em: 23 jan. 2019.