sábado, 10 de agosto de 2019

Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro

Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro
Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro
Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro
Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro
Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro

O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro (Centro de Artes Guido Viaro), ligado a Secretaria de Estado da Educação, fica na Rua Francisco Mota Machado, 490; no Capão da Imbuia.

Atualmente o objetivo principal são cursos voltados para professores da rede estadual e municipal e para estudantes dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e Formação de Docentes; oferecendo cursos de arte nas áreas de “Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e contemplando também conhecimentos de Literatura e Cultura Corporal”.
Mas também está aberto à comunidade em geral com cursos livres em “Arte Circense, Desenho e Pintura, Mosaico, Teatro, Danças Circulares, Prática Instrumental e preparatórios para processos seletivos de Graduação em Arte.”

Oficialmente considera-se a fundação do Centro como sendo 8 de agosto de 1917, quando o Decreto 548 criou a “Escola Profissional Feminina”, com cursos de Desenho e Pintura, Corte e Costura, Flores, Bordado, Pintura em Tecido e Artes do Toucador.

Em 1933 o nome da escola foi alterado para “Escola Profissional Feminina República Argentina”.

Nova alteração em 1974, quando passou a chamar-se “Escola Estadual Profissional República Argentina” quando passou a dar ênfase no ensino profissionalizante.

Em 1992 mudou novamente de nome, passando a ser “Centro de Artes Guido Viaro” e voltou as suas origens como escola de arte.

Outra alteração em 2005 quando adotou o nome atual, “Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro” e passou a dar prioridade a capacitação de professores.

Em 2006, quando era governador Roberto Requião de Mello e Silva, ganhou sede própria.

Ao longo do tempo a instituição contou com professores como: Alfredo Andersen, Guido Viaro, Maria Amélia D’Assumpção e Inocência Falce. 
Foram alunos da escola Zaco Paraná e João Turin, sendo que Turin foi também professor.

Apesar da data oficial da criação da escola ser 1917 é possível ligar a sua origem ao ano de 1886, quando foi criado pelo português Antonio Mariano de Lima uma escola de desenho e pintura, cuja primeira denominação foi “Escola de Artes e Indústrias do Paraná”.

Publicações relacionadas:

Referências:
CENTRO Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro [site]. Disponível em: <http://centrodeartesguidoviaro.com.br>. Acesso em: 6 ago. 2019.
CADORI, Sabrina Rosa. Entre Lápis e Pincéis: o ensino de desenho e pintura na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886-1917). 2015. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.