quinta-feira, 3 de junho de 2021

Armazém São Francisco

Fachada do antigo Armazém São Francisco
Fachada do antigo Armazém São Francisco
Datalhe do letreiro na fachada do antigo Armazém São Francisco

Este prédio localizado na Rua Saldanha Marinho, 1260 é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Quando fiz a faculdade morava bem perto, na Desembargador Motta, e no local funcionava o Supermercado Abagge. No andar superior havia uma pensão.

O armazém era do Sr. José Nicolau Abagge, conforme comentou Munir Abagge em uma postagem de uma rede social, quando escreveu: “Neste local funcionou o Armazém São Francisco, de meu avô José Nicolau Abagge. Fundamentalmente era uma padaria. O imóvel pertence atualmente a um primo, …. Quando … mandou lixar para pintar a fachada, surgiu o letreiro do antigo Armazém São Francisco e então ele resolveu deixar a pintura original. O imóvel é tombado pelo patrimônio histórico. … tem fotos de época deste local, fila de clientes virando a esquina, para a compra de pães, no tempo da 2ª Guerra Mundial, com a escassez de farinha de trigo…”. Em um outro comentário na mesma publicação, uma outra pessoa comentou que havia sido contratada pelo proprietário para fazer um projeto para o restauro do prédio.

Sobre o Sr. José encontrei o seguinte no livro “1001 Rua de Curitiba”:

José Nicolau Abagge

“Nasceu em 18 de abril de 1894*. Chegou no Brasil em 1908, onde se tornou cidadão brasileiro em 1934. Industrial de rara atividade, construiu panificadoras, fábricas de bolachas, doces, caramelos, chocolates e massas alimentícias. Em 1951 iniciou a construção de um moinho nas imediações da linha férrea Curitiba-Paranaguá, que seria a maior do estado em capacidade. Não chegou a ver concluída a obra, pois faleceu antes, em 6 de abril de 1953, em Curitiba.”

* No livro o ano de nascimento do Sr. José está como 1894, mas fotos de documentos na página “Memorial José Nicolau Abagge” no FB indicam que ele realmente nasceu no ano de 1892.

Em uma publicação da “Rádio Litorânea FM”, encontrei informações adicionais:

“José Nicolau Abagge, cujo nome de batismo era Yussef Nicolau Abagge … Com apenas 11 anos de idade ele, que já aventureiro, empreendedor, arrojado e tinha grande inteligência e genialidade, chegou ao Rio de Janeiro, no Brasil, buscando um meio de se sustentar e ajudar sua família que havia ficado na Síria.

Abagge começou vendendo doces árabes, que aprendera a fazer com sua mãe. Ele mesmo os produzia e comercializava nas ruas do Rio de Janeiro. Seu fabuloso tino comercial, fez com que se tornasse um grande empresário, …

Foi muito influente na vida social, politica, empresarial e religiosa do estado do Paraná. Foi ainda um dos idealizadores e fundadores do clube Sírio Libanês do Paraná e Iate Club de Guaratuba. …”.

Publicação relacionada:
Grafite na José Nicolau Abagge 

Referências:ABAGGE, Munir. [comentário em rede social]. 4 fev. 2019. Disponível em: <https://www.facebook.com/groups/417557358409468/permalink/1246765828821946>. Acesso em: 28 mai. 2021.
MUZZILLO, Camilla (Org.). 1001 Ruas de Curitiba. Curitiba: Artes & Textos, 2011. 240 p.
BUHRER, Silvana Baitala. Rua José Nicolau Abagge, por que ela teria esse nome? Litorânea FM 91.5 [site]. Disponível em: <https://www.litoranea.fm/rua-jose-nicolau-abagge-por-que-ela-teria-esse-nome/>. Acesso em: 26 mai. 2021.
MEMORIAL José Nicolau Abagge [comunidade em rede social]. Disponível em: <https://www.facebook.com/Memorial-José-Nicolau-Abagge-794424544091930>. Acesso em: 26 mai. 2021.