terça-feira, 1 de junho de 2021

O calçamento na Rua David Carneiro

Rua com calçamento em pedras decorado
 
Rua com calçamento em pedras decorado

A primeira quadra da Rua David Carneiro tem esse calçamento, com um arranjo bem decorativo de pedras claras e escuras.

Considerando que essa primeira quadra é uma ladeira e só ela é assim, fiquei imaginando se esse arranjo das pedras não seria alguma forma de melhor fixá-las, evitando o deslocamento pelo tráfego.

Transcrevo abaixo uma breve biografia do livro “1001 Ruas de Curitiba”

David Carneiro


“David Antônio da Silva Carneiro, historiador, nasceu em Curitiba (PR) em 29 de março de 1904 e faleceu na mesma cidade a 4 de agosto de 1990. Realizou estudos no Colégio militar de Barbacena (MG) (1918) e no Colégio Militar do Rio de Janeiro (1919-1922). Diplomou-se em Engenharia em 1927 pela Universidade Federal do Paraná. Organizou e manteve o Museu David Carneiro com grande acervo de interesse para a História do Brasil e do Paraná, principalmente sobre a Revolução Federalista. Autor de diversos livros e artigos da História do Paraná. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico e Etnográfico Paranaense. Em 1987 foi agraciado com o título de Vulto Emérito de Curitiba.”
Rafael Greca de Macedo em seu livro “Curitiba Luz dos Pinhais”, escreveu o seguinte: “… na rua David Carneiro, no trecho em que meu avô Raphael Greca fez magnífico piso de paralelepípedos em leques de basalto preto e granito branco. …”.

Publicações relacionadas:

texto complementado em 10 jun. 2021
Referência:
MUZZILLO, Camilla (Org.). 1001 Ruas de Curitiba. Curitiba: Artes & Textos, 2011. 240 p.
MACEDO, Rafael Valdomiro Greca de. Curitiba Luz dos Pinhais. 2º ed. Curitiba: Solar do Rosário, 2018. 592 p.