quarta-feira, 9 de junho de 2021

Edifício Saldanha da Gama

Edifício Saldanha da Gama em Curitiba

Edifício Saldanha da Gama - detalhe

Edifício Saldanha da Gama - detalhe da decoração nas laterais

Localizado na Rua Saldanha da Gama, esquina com a Rua Marechal Deodoro, o “Edifício Saldanha da Gama” foi concluído em 1975.

Foi projetado por Dilva C. Slomp Busarello, Luiz Forte Netto e Orlando Busarello.

Destaque para os elementos verticais na fachada (que deve ter um nome que não sei qual é) e para a decoração nas laterais.
São dois detalhes simples que fazem toda a diferença. Simples para que apenas observa, depois que alguém teve a ideia.

Quando caminho pela cidade, além de observar as casas e prédios, sempre fico curioso com os nomes da ruas, praças e, nesse caso, do edifício também.

“Saldanha da Gama

Luis Felipe Saldanha da Gama nasceu em Campos (RJ) em 7 de abril de 1846. Seguiu carreira militar, foi escritor de excelente estilo e desenhava muito bem. Tomou parte da Revolução de 1893, comandando a esquadra dos insurretos. Sofreu várias derrotas em combates, sendo obrigado a exilar-se em navios de guerra portugueses que se encontravam ancorados na Baia da Guanabara, que transportavam os revoltados do Rio da Prata. Reuniu-se aos federalistas e morreu em combate em Campo Osório em 24 de junho de 1895.”

Referências:SLOMP & BUSARELLO ARQUITETOS [site]. Edifício Saldanha da Gama. Disponível em: <http://www.slompbusarello.com.br/portfolio/edificio-saldanha-da-gama/>. Acesso em: 8 jun. 2021.
MUZZILLO, Camilla (Org.). 1001 Ruas de Curitiba. Curitiba: Artes & Textos, 2011. 240 p.
WIKIPEDIA. Luís Filipe de Saldanha da Gama. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Filipe_de_Saldanha_da_Gama>. Acesso em: 8 jun. 2021
WIKIPEDIA. Batalha de Campo Osório. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Campo_Osório>. Acesso em: 8 jun. 2021.