sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Seicho-No-Ie

Fachada do prédio da Seicho-No-Ie na Av. Pref. Erasto Gaertner

Tempo da Seicho-No-Ie na Av. Pref. Erasto Gaertner em Curitiba

Lanterna japonesa na lateral do prédio da Seicho-No-Ie

Templo da Seicho-No-Ie na Avenida Prefeito Erasto Gaerter.
Normalmente passo ali de carro, mas naquele dia, caminhando, notei que tem no lado do prédio uma daquelas lanternas japonesas.

Não conheço a religião com qualquer profundidade, mas dando uma olhada no site da Seicho-No-Ie do Brasil encontrei que os três pilares da doutrina fundamental da Seicho-No-Ie são:
“1. Só existe Deus e a Imagem Verdadeira (verdade vertical).
 2. O ambiente é reflexo da mente (verdade horizontal).
 3. Todas as religiões emanam de Deus Universal.”
Em outro site encontrei o seguinte texto:
A história por trás da filosofia Seicho-No-Ie

A Seicho-No-Ie surgiu no Japão, em 1930, pelo líder religioso Masaharu Taniguchi. O propósito da filosofia de Masaharu era reunir pessoas de diferentes crenças à prática do não sectarismo (ser tolerante a todas as doutrinas), pois ele acreditava que todas as religiões são contempladas pela luz de um único Deus. Portanto, a Seicho-No-Ie estará de portas abertas para ensinar como alcançar a harmonia entre o homem e a natureza.
 
Filosofia ou religião?
Pode ser considerada tanto uma filosofia de vida quanto uma religião, já que existe uma doutrina, mas não há um termo limitado. Seu objetivo é despertar boas práticas a partir de pensamentos, atos e palavras para tornar o mundo melhor.
 
Referências religiosas
Suas referências partem de outras doutrinas presentes no Japão, como budismo, xintoísmo e cristianismo. A natureza é a principal reverência na Seicho-No-Ie. Acredita-se que a imagem do Buda Jisô, ou Imagem Verdadeira, sustenta toda a existência, uma grande vida divina que é chamada de daiseimei.
 
Meditação
A técnica de meditação Shinsokan permite que os adeptos entrem em contato com seu sagrado íntimo por meio de mantras. As entoações são repletas de significados e pensamentos positivos. O momento é similar a uma oração, em que a pessoa coloca sua fé para concretizar algum plano pessoal específico. “Tudo é fruto de nossos pensamentos. Tudo é reflexo de nossa mente.” Masaharu Taniguchi”

Referências:
SEICHO-NO-IE DO BRASIL [site]. Disponível em: <https://sni.org.br>. Acesso em: 25 out. 2021.
BRADESCO NIKKEI [site]. Fique por dentro. A história por trás da filosofia Seicho-No-Ie. Disponível em: <https://www.bradesconikkei.com.br/html/nikkei/noticias/seisho-no-ie.shtm>. Acesso em: 25 out. 2021.