sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Antigo Edifício das Secretarias (atual Ministério Público do Paraná)

Antigo Edifício das Secretarias (atual Ministério Público do Paraná) em Curitiba

Antigo Edifício das Secretarias (atual Ministério Público do Paraná)

Antigo Edifício das Secretarias (atual Ministério Público do Paraná) na Av. Mal. Floriano Peixoto

Esse prédio na Avenida Marechal Floriano Peixoto, esquina com a Avenida Iguaçu, é muito bonito e bem conservado.
Em maio de 1996, quando da transferência do prédio para o Ministério Público do Estado do Paraná, passou por restauro.

Em um totem na calçada da lateral está escrito o seguinte:

Ministério Público

Construído por volta de
1890, o prédio em
alvenaria tinha apenas
paredes externas.
Serviu para diferentes
ocupações até foi
comprado pelo Estado.
em 1902.
Reformado,
transformou-se a partir
de 1903 no Edifício das
Secretarias.
Tornou-se Unidade de
Interesse Especial de
Preservação em 1997.

Além de Unidade de Interesse de Preservação o prédio é também, desde  dezembro de 2003, tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

Já fazia um tempo que o Estado do Paraná procurava uma solução para centralizar diversas repartições públicas e economizar os aluguéis que pagava em locais espalhados pela cidade.
Já havia até anunciado em 1895 que construiria um “Palácio da Secretarias” no então “Largo da Proclamação”, atual Praça Carlos Gomes. Foi feito projeto e concorrência, mas a construção nunca ocorreu.

Em setembro de 1902 o Estado adquiriu em praça pública, pelo valor de RS 16:170$000, o prédio atual.
O projeto da reforma foi encomendado ao engenheiro civil Cândido Ferreira de Abreu (1856-1918), durante o terceiro mandato de Francisco Xavier da Silva (1838-1922) como governador do Paraná. Cândido de Abreu manteve apenas as paredes externas e o teto do prédio, que tem o formato de “U”, com uma das pernas mais curta e a outra, mas longa e grossa.
Em estilo neoclássico, é muito bonito, com diversos detalhes interessantes.

Na década de 1920 sofreu nova intervenção, quando ampliaram o segundo andar. Anteriormente o segundo andar era composto pelas oito janelas centrais. Ganhou a extensão de mais quatro janelas em cada um dos lados.

O prédio foi inaugurado no dia 19 de dezembro de 1903, data da comemoração do cinquentenário da emancipação da Província do Paraná. No dia 28 de dezembro de 1903, o jornal “A República”, após uma visita, publicou na primeira página um artigo. Entre outras coisa, descreveu o prédio assim:
O edificio méde de frente 75 metros, formando sobrado no centro e tendo á direita e á esquerda duas alas de casas térreas, que se prolongam á grande distancia para os fundos.

Um portão com gradil de ferro dá entrada para o vestíbulo central do edificio.

Urna porta, á direita, dá entrada para a repartição central de policia; outra, á esquerda, conduz ao Forum; e uma escadaria, de bello aspecto, leva-nos ao Superior Tribunal de Justiça.

Percorramos todos estes compartimentos.

O Superior Tribunal fica magnificamente installado no andar superior.

Uma vasta sala para as sessões, uma sala para o presidente, uma outra para o escrivão e ainda diversos magníficos compartimentos constituem essa parte do edificio.

Em baixo, á direita, a repartição central de policia, com uma sala e uma saleta para o chefe, grande sala para o trabalho dos empregados, uma para o secretario da chefatura, uma outra para os commissarios de policia, gabinete para os medicos, sala para archivo e outros compartimentos.

Á esquerda, – o forum. Vasto salão para as sessões do jury, com sala para reunião do conselho secreto. Existe ahi tambem sala para as audiencias dos juizes da capital, bem como para o promotor publico.

Na ala esquerda do editicio está alojada a Secretaria de Obras Publicas. É um magnifico edificio com as acommodações necessarias ao funcionamento dessa repartição. Saleta para portaria, gabinete para o chefe da repartição, vasto salão para o expediente, outro para o trabalho da secção technica, dois para archivos – o da secção administrativa e o da secção technica, – e outros compartimentos ainda constituem a ala esquerda do edificio.

Na direita está accommodada a Secretaria do lnterior e Justiça, com saleta para portaria, gabinete para o secretario, grandes salas para o expediente, archivo e outras accommodações.

Ainda na ala direita, com entrada pela rua do Iguassú, estão accommodadas a Junta Commercial e a Directoria de Hygiene.

Na mesma la direita, com entrada pelo pateo formado no interior pelas duas alas do edifico, estão diversas salas para cartorios, escriptorios de advogados e vendedor de sellos.

O vasto edifico, em todas as sua secções, é magnificamente arejado e recebe ondas de luz por todos os lados.

As sua condições hygienicas são excellentes, sendo todas as secções servidas de water-closet e de boa e abundante agua.
Fiquei curioso com uma coisa. O prédio já existia quando foi adquirido pelo Estado, mas quem era o dono? Qual era o uso dele?

Publicação relacionada:

Referências:
LYRA, Cyro Illídio Corrêa de Oliveira et al. Espirais do tempo: bens tombados do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 440 p.
CASTRO, Elisabeth Amorim de. Edifícios públicos de Curitiba: ecletismo e modernismo na arquitetura oficial. Curitiba: Edição do autor. 2011, 160 p.
REDAÇÃO. Novo edificio. A República, Curitiba, 28 dez. 1903. Ano XVIII, n. 289, p. 1.