sábado, 5 de fevereiro de 2022

Casa de Pedra (Casa Orestes Codega)

Casa de Pedra (Casa Orestes Codega) na Alameda Dom Pedro II
Casa de Pedra (Casa Orestes Codega)
Casa de Pedra (Casa Orestes Codega)
Casa de Pedra (Casa Orestes Codega) no Batel

Localizada na Alameda Dom Pedro II, esquina com a Alameda Presidente Taunay, esta casa é conhecida como “Casa de Pedra”, mas talvez fosse o caso de chamá-la de “Casa Orestes Codega”, em homenagem a seu primeiro proprietário, que a mandou construir para residência de sua família.

Localizada em um terreno arborizado de 2.000 m² e área construída de 900 m², a casa chama a atenção pelo tamanho e pela beleza.

Segundo dona Zelinda Códega Woiski, citada em um artigo na “Gazeta do Povo”, a casa foi projetada pela empresa de engenharia do Rio de Janeiro, Freire & Sodré. A construção foi executada, entre 1936 e 1938, pelo engenheiro Eduardo Fernando Chaves.

Conforme o site “Memória Urbana”, em junho de 1937 a Prefeitura concedeu o alvará de construção de muro e garagem projetado pelo engenheiro Eduardo Fernando Chaves. Um detalhe bem interessante no projeto do muro (construído em alvenaria com revestimento de granito, acompanhando o projeto da casa) são os portões de madeira, construídos formando diversas estrelas de oito pontas.

Orestes Codega

O Sr. Orestes Codega nasceu em Sondri, Itália em 30 de maio de 1881, filho de Domingos Codega e de Letícia Mitta. Naturalizou-se brasileiro em 1942. Era ainda pequeno quando a família imigrou. Foi casado com Elvira Gavazzoni Codega, Sua irmã, Hermínia, era casada com Emílio Romani, de quem foi sócio por um tempo em uma empresa de secos e molhados. Em algum momento da sua vida entrou para o setor madeireiro, onde destacou-se como um importante industrial.
Faleceu em Porto União no dia 11 de junho de 1957.

Referências:
GALANI, Luan. Construção da década de 1930, no Batel, esconde uma curiosidade. Gazeta do Povo, Curitiba, 12 fev. 2021. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/arquitetura-casa-de-pedra-batel/>. Acesso em: 3 fev. 2022.
MEMÓRIA URBANA [site]. Eduardo Fernando Chaves » Reformas e/ou ampliações » 194 – Orestes Codega. Disponível em: <https://www.memoriaurbana.com.br/eduardo-fernando-chaves-registro/194-orestes-codega/>. Acesso em: 3 fev. 2022.
REDAÇÃO. Atos do governo federal. O Dia, Curitiba, 19 jul. 1942. 2. seção, p. 11.
REDAÇÃO. Falecimento. Diário da Tarde, Curitiba, 11 jun. 1957, ano 59, n. 20.362, p. 6.
REDAÇÃO. Faleceu o grande industrial Orestes Códega. Diário do Paraná, Curitiba, 12 jun. 1957, ano III, n. 664, p.8.