quinta-feira, 30 de junho de 2022

Um bonito sobrado na Lamenha Lins

Um bonito sobrado na Rua Lamenha Lins
Um bonito sobrado na Rua Lamenha Lins - detalhe de uma janela
Um bonito sobrado na Rua Lamenha Lins - detalhe da sacada

Sobrado na Rua Lamenha Lins com uma fachada muito bonita, com diversos detalhes decorativos muito interessantes. Vários retângulos em alto relevo, pintados em uma cor diferente da parede, um pequeno ressalto na fachada com um telhadinho próprio e um bonito ornamento de ferro no frontão. As janelas, todas com desenhos diferentes e a sacadinha curva. Uma beleza.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

A casa, as urnas e as grades

Casa na Av. Iguaçu
Casa na Av. Iguaçu - detalhe do muro con grades

Essa casa na Avenida Iguaçu é bem bonita.
Além casa, um capricho só, chamou a atenção também o muro, com urnas nas colunas e uma belo trabalho de serralheria na grade e portões.

terça-feira, 28 de junho de 2022

A árvore na calçada em frente à casa

Casa Rua Des. Westphalen con árvore na frente

A fachada dessa casa na Rua Desembargador Westphalen é bem interessante, tinha inclusive urnas nas extremidades da platibanda. Só resta uma delas, a outra não está mais lá (a arvore derrubou?).
Está bem escondida pela árvore, que no dia que fotografei estava exuberante. Mesmo com a casa escondida, gostei da foto.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Palacete Zacharias de Paula Xavier

Palacete Zacharias de Paula Xavier, em Curitiba, na Av. Mal. Floriano Peixoto
Palacete Zacharias de Paula Xavier
Palacete Zacharias de Paula Xavier
Palacete Zacharias de Paula Xavier na Av. Mal. Floriano Peixoto

O Palacete Zacharias de Paula Xavier é uma Unidade de Interesse de Preservação, uma das mais bonitas. Localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 720; foi construído em 1897 por Zacharias de Paula Xavier. Dizem que é cópia de uma casa que existia em Paris. Antes de construirem o Paço da Liberdade o palacete foi por um tempo sede da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Zacharias de Paula Xavier

Nasceu em Campo Largo (PR) em 2 de janeiro de 1854 e faleceu em São Mateus do Sul (PR) no dia 27 de junho de 1941.
Era proprietário de muitos ervais no estado e grande exportador de erva-mate para o Paraguai, Uruguai e Argentina. Criou em Colombo a primeira industria de louças produzidas a partir de pó de pedra, chegando a monopolizar o mercado desse produto na época.
Foi deputado estadual na legislatura 1892-1893.
Foi presidente da ACP - Associação Comercial do Paraná em 1896 e 1897. Sendo Reeleito em 1902 e novamente em 1917, quando ocupou a presidente da ACP pela terceira vez.

Publicação relacionada:

Referências:

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Um pequeno edifício na Mal. Floriano - mais um

Pequeno edifício na Av.Mal. Floriano Peixoto

Não havia reparado antes, mas a Avenida Marechal Floriano Peixoto tem um série de pequenos edifícios interessantes. Como é o caso desse, que tem umas linhas bacanas.
O conceito que sempre tive da Mal.Floriano era de uma rua meio confusa, com muitas placas de publicidade, uma verdadeira poluição visual. Mas caminhando com calma nela, acabei descobrindo umas construções interessantes.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Bela fachada na Bispo Dom José

Bela fachada de um sobrado na Rua Bispo Dom José

Bela fachada na Rua Bispo Dom José - detalhe

Bem bonita a fachada desse sobradão na Rua Bispo Dom José.
Repare no acabamento da platibanda com telhas curvas e na urna no lado direito da foto (o que será que aconteceu com a outra? Parece que um canto do sobrado foi vendido para o vizinho). No frontão, nas janelas com molduras, nas colunas helicoidais nas janelas externas e nos baixos relevos sobre as janelas e no frontão.
Muito bonito.

terça-feira, 21 de junho de 2022

Uma com capelinha na Lamenha Lins

Casa na Rua Lamenha Lins, com capelinha na fachada
Casa na Rua Lamenha Lins - detalhe da capelinha na fachada

Uma capelinha com imagem de Nossa Senhora com menino Jesus no colo em uma casa na Rua Lamenha Lins. Bem simpática.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Um grafite na México

Grafite em um muro na Rua México

Um bonito grafite em um muro na Rua México.

A medida que o tempo passa, cada vez mais admiro a arte do grafite. Uma arte democrática e com obras muito bonitas. É também uma arte efêmera, mas a fotografia acaba sendo uma maneira de preservá-la.


sexta-feira, 17 de junho de 2022

quinta-feira, 16 de junho de 2022

1935

Sobrado na Rua Bispo Dom José

Sobrado na Rua Bispo Dom José - detalhe da platibanda

Sobrado na Rua Bispo Dom José. Além da platibanda interessante, prestando um pouco de atenção dá para perceber faixas em relevo decorando a lateral e a fachada. Na platibanda está escrito “1935”, muito provavelmente o ano da construção (conheço uma exceção onde o número na fachada não é o ano da construção).

terça-feira, 14 de junho de 2022

Lamenha Lins 775

Casa na Rua Lamenha Lins - fachada
Casa na Rua Lamenha Lins - detalhe da platibanda

Essa, também na Rua Lamenha Lins, é vizinha da casa que publiquei ontem.
O que tem de interessante é a platibanda.

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Uma fachada na Lamenha Lins

Fachada de casa na Rua Lamenha Lins
Fachada de casa na Rua Lamenha Lins - detalhe decorativos
Fachada de casa na Rua Lamenha Lins - detalhe ornamento de ferro

O que resta dessa casa na Rua Lamenha Lins é a fachada, hoje fazendo o papel de muro para um hospital.
Mas ela tem lá os seus encantos, com platibanda e ornamento de ferro.
Acho legal quando fazem isso, fica muito mais interessante que um muro simples.

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Uma casa na Almirante Gonçalves

Casa de madeira com fachada em alvenaria na Rua Almirante Gonçalves
Casa na Rua Almirante Gonçalves

Bem interessante a fachada de alvenaria dessa casa de madeira na Rua Almirante Gonçalves. Platibanda decorada e como se tivesse duas torrinhas nas extremidades; aqueles telhadinhos para proteger as janelas e as grades nas janelas com desenho bacana.

E a rua onde está localizada? Encontrei o seguinte no livro “1011 Ruas de Curitiba”:

“Almirante Gonçalves

Jerônimo Francisco Gonçalves de Virgílio Tenório, nasceu em Salvador (BA), em 1835 e faleceu no Rio de Janeiros (RJ), em 1903. Concluiu seus estudos na Escola da Marinha em 1853. Com a declaração da Guerra do Paraguai, em 1865, Jerônimo Gonçalves destacou-se em vários combates, comandou o encouraçado Cabral em 1867 e Colombo em 1869, com vária promoções por atos de bravura. Reformado no posto de Chefe de Esquadra em 1883 foi convocado pelo Marechal Floriano Peixoto, então Presidente da República, para fazer frente à Revolta da Armada. Com a vitória de seus comandados, foi promovido por relevantes serviços ao posto de Almirante, em 1894.”
Mas pesquisando na rede encontrei no CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil), da Fundação Getúlio Vargas, a biografia do filho da pessoa descrita acima e que também foi almirante. 
Aí bateu a dúvida.
A biografia do Almirante Gonçalves Filho (digamos assim) que está disponível no CPDOC é a seguinte:

“GONÇALVES, Jerônimo Francisco

*militar; comte. I DN 1946-1947.
 Jerônimo Francisco Gonçalves nasceu no Rio de Janeiro, então capital do Império, no dia 16 de dezembro de 1888, filho de Jerônimo Francisco Gonçalves e de Hercília Bastos de Araújo Gonçalves. Seu pai seguiu a carreira naval, alcançando o almirantado e destacando-se no comando da esquadra legalista que esmagou a Revolta da Armada, levante irrompido na baía de Guanabara em oposição ao presidente Floriano Peixoto (1891-1894) em setembro de 1893.
Seguindo a carreira do pai, ingressou na Escola Naval em abril de 1905, alcançando a patente de segundo-tenente em janeiro de 1909 e a de primeiro-tenente em março de 1914. Promovido a capitão-tenente em novembro de 1921 e a capitão-de-corveta em julho de 1932, chegou a capitão-de-fragata em julho de 1937.
Em 1942 sucedeu ao contra-almirante Jorge Dodsworth Martins no comando da força naval do Nordeste. Permaneceu no cargo até agosto do mesmo ano, quando foi substituído pelo capitão-de-mar-e-guerra Alfredo Soares Dutra. Em abril do ano seguinte recebeu a patente de capitão-de-mar-e-guerra e em novembro de 1945, a de contra-almirante. Em junho de 1946, assumiu o comando do I Distrito Naval (DN), sediado no Rio de Janeiro, sucedendo ao contra-almirante Flávio Figueiredo de Medeiros. Deixou o cargo em abril de 1947, quando foi substituído pelo vice-almirante Francisco Rodrigues Silva.
Membro do Conselho do Almirantado em 1948, foi promovido a vice-almirante em julho de 1949 e a almirante-de-esquadra em março de 1952. Foi secretário-geral da Marinha entre janeiro e maio de 1953, quando tornou-se representante da Marinha na Comissão Militar Mista Brasil-EUA, onde permaneceu até fevereiro do ano seguinte. Dois meses depois, passou para a reserva remunerada.
Faleceu no Rio de Janeiro em 22 de dezembro de 1954. Em sua homenagem, uma rua do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, recebeu seu nome — rua Almirante Gonçalves.
Era casado com Candelária Lobo Gonçalves, com quem teve um filho.”
Uma maneira de esclarecer se o homenageado com o nome da rua é o pai ou o filho, seria ver a proposição apresentada na Câmara Municipal para o nome da rua; onde costuma ter uma justificativa com uma pequena biografia. Infelizmente as proposições mais antigas não estão disponíveis para consulta em rede. 

Referências:

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Outro painel no Sion

Painel de azulejos no Colégio Nossa Senhora de Sion

Painel de azulejos em frente ao prédio principal do Colégio Nossa Senhora de Sion, na Alameda Presidente Taunay

O painel foi inaugurado em 1996, em comemoração aos 90 anos do colégio.
A obra foi criada por Cláudio Pastro (1948-2016), conhecido artista dedicado especialmente à arte sacra e considerado o maior artista brasileiro do seu tempo nesta área. A execução do painel é de C. Alfanio e Mirelle Verdasca

Publicações relacionadas:

Referências:

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Ergonomia

Prédio na Avenida Presidente Vargas
Prédio na Avenida Presidente Vargas - detalhe desenho na fachada
Prédio na Avenida Presidente Vargas - detalhe

Esse prédio na Avenida Presidente Vargas abriga a loja de uma indústria de móveis.
Gostei dos desenhos na fachada do segundo andar, que fazem referência ao negócio da empresa.