sábado, 4 de junho de 2022

Colégio Nossa Senhora de Sion

Prédio principal do Colégio Nossa Senhora de Sion na Alameda Presidente Taunay

Na foto o prédio principal do Colégio Nossa Senhora de Sion na Alameda Presidente Taunay. As instalações na escola são bem maiores, ocupando mais de meia quadra, com frente também para a Avenida Vicente Machado e Alameda Dom Pedro II.

A Congregação Nossa Senhora de Sion foi fundada na França por Marie Theodor Ratisbonne, junto com seu irmão Marie-Alphonse Ratisbonne. A congregação feminina (para freias religiosas) foi criada em 1843 e a masculina (para padres católicos e irmãos) em 1852.

As irmãs chegaram no Brasil, inicialmente no Rio de Janeiro, em 1888. Depois de fundarem escolas também em Petrópolis, Juiz de Fora, São Paulo e Campanha chegaram em Curitiba em 1906.

No jornal “A República” de 16 de junho de 1906 trás em sua primeira página um artigo com o título de “Educação Feminina”, criticando quem apoiava apenas o ensino laico, enaltecendo o ensino das instituições religiosas, e fala da educação da mulher para o lar; “… Nós não queremos a mulher para as frias luctas obsidentes da materia, em que ella tenha de bracejar no esforço titanico de todos os diaspara adquirir o seu suado pão. Queremol-a na santa e abençoada reclusão domestica, ao lado dos filhos, cantando o hymno de suas ternuras no seio amante do esposo, tendo por luz de seu espirito essa claridade mystica, especiosa, impoderavel, que fez um dia a dissolução de Margarida de Valois encontrar arrependimento; Deus. …”. E concluí noticiando e saudando a chegada das irmãs de Sion, “… Ellas, profissionaes emeritas na arte de culturar a mente e os sentimentos da juventude, dando-lhes consistencia e impermeabilidade contra a obsessão da ignorância e do mal, veem trazer a este Estado o contigente civilisador da sua erudição e da sua magnificencia edificadora, convertendo o intimo das pequenas gerações infantis em graneiro das boas searas da fé, sobre as quaes fronduleará a grande e ramalhuda arvore da consolação e do bem. …”

No início ficaram na Praça Tiradentes, na casa de Tobias de Macedo, onde instalaram o colégio para meninas, inicialmente com quatorze alunas.

No ano seguinte o colégio já contava com 130 alunas e então decidiram construir uma escola na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Conselheiro Laurindo, em um terreno adquirido em 1908, de Alípio Nascimento. A construção ficou pronta em 1910.

A escola funcionou até o ano de 1919. No dia cinco de novembro de 1919 o jornal “A República” publicou o seguinte:
“O Collegio Sion.

Constatamos que o Collegio Sion, superiormente dirigido nessa capital pelas irmãs da congregação dessa denominação, vai fechar-se.

Não sabemos a que attribuir esa resolução, mas o que é certo é que esse estabelecimento de ensinho ha prestado á instrucção e á educação da nossa infancia, serviços memoravelmente assignalados.

A se confirmar o que nos consta, parece-nos que todos os esforços deveriam ser empregados no sentido de impedir-se o desapparecimento de uma casa de ensino e educação que já figura tradicionalmente com inigualavel destaque, entre as nossas instituições benemeritas.”
Curitiba na época enfrentou diversas epidemias e a escola estava construída em um amplo terreno com bosque de cedros e ciprestes e um dos limites era o Rio Belém. A proximidade com o rio era um problema.  e a região era descrita como “um banhadão insalubre, cheio de mosquitos e miasmas”. Essa parece ter sido a razão principal que levou as irmãs a fecharem o colégio (muitas delas ficaram doente e faleceram), mas parece também que enfrentavam alguma dificuldade financeira.

O prédio teria sido então vendido a Mitra Diocesana e ficou fechado até 1924, quando a Mitra repassou-o para os Irmãos Maristas, que instalaram ali, no ano seguinte, O Instituto Santa Maria.

Em 1938 as irmãs da Congregação Nossa Senhora de Sion retornaram à Curitiba e instalaram novamente a escola na Rua José Loureiro, inicialmente com 34 alunas. Já no ano seguinte as irmãs teriam adquirido o terreno na Alameda Presidente Taunay.

O prédio que vemos na foto teria sido construído em 1951.

A partir de 1961 o Sion passou a admitir também meninos.

As irmãs da Congregação Nossa Senhora de Sion como muitas outras organizações Católicas, além do papel importante que tiveram, e têm, na educação em Curitiba, sempre mantiveram ações de assistência aos doentes e pobres da cidade.

Uma observação: há divergências de datas nas fontes (basicamente fontes secundárias) que consultei, portanto, é possível algum erro no tocante a isso no texto acima. Mas no geral, a história é essa.

Publicações relacionadas:

Referências:
SION. Colégio Nossa Senhora de Sion. [site] Conheça o Sion/ Nossa História. Disponível em: <https://sioncuritiba.com.br/batel/sobre/>. Acesso em: 3 mun. 2022.
EDUCAÇÃO FEMININA. A República, Curitiba, 16 jun. 1906. Anno XXI, n. 140, p. 1.
NOTAS & NOTICIAS. Collegio Sion. A República, Curitiba, 09 nov. 1919, Anno XXVI, n. 260, p. 3.
SOUZA, Luciana Aparecida Rodrigues de. O método Montessori-Lubienska no Colégio Sion, Curitiba (1956-1969): entre táticas e estratégias. 2020. 166 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Curitiba.
ORLANDO, Evelyn de Almeida; SANTOS, Márcia Izabel dos. O legado educacional da Congregação Nossa Senhora de Sion no Paraná. Notandum, Porto, n. 42, p. 47-64. set.-dez. 2016.
PIZANI, Maria Angelica Pinto Nunes, O cuidar na atuação das Irmãs de São José de Moutiers na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (1896-1937). 2005. 226 p. Tese (Doutorado em História) - UFPR, Curitiba.
BOSCHILIA, Roseli. Modelando condutas: educação católica em escolas masculinas. Curitiba: SAMP, 2018. 304 p. (Coleção Histórias do Paraná, do Museu Paranaense).
MACEDO, Rafael Valdomiro Greca de. Curitiba Luz dos Pinhais. 2º ed. Curitiba: Solar do Rosário, 2018. 592 p.