sábado, 9 de setembro de 2017

Antiga Padaria Irmãos Bürgel

Antiga Padaria Irmãos Bürgel

 Sr. Franz (Francisco) Bürgel (1859-1909), natural da Austria, era padeiro e tinha a Padaria do Batel. Ao falecer deixou viúva a Sra. Mathide e cinco filhos pequenos: Ricardo, Luiza, Arnoldo, Adolpho, Gertrudes e Francisco. O filho mais velho, Ricardo Bürgel (1894-1986), com apenas quatorze anos abandonou a escola e foi ser padeiro, ajudando a sua mãe e continuando o negócio da família. Mais tarde, com a ajuda dos irmãos a Padaria Irmãos Bürgel torna-se a maior da cidade, abrindo até cem saco de farinha de cinquenta quilos por dia. O Sr. Ricardo casou com Olga Schult Bürgel. Com espírito aventureiro, o Sr. Ricardo, junto com sua esposa e amigos, entre eles o Sr. Carlos Ross, participava de excursões ao litoral do estado. O que era uma grande aventura na época, com estradas e veículos precários. Foi um dos pioneiros de Matinhos e a sua casa foi a terceira a ser construída no balneário.

O Sr. Eduardo Engelhardt, mais tarde fundador da Padaria América, aprendeu o ofício de padeiro na Padaria do Batel, dos Bürgel

Não sei quando o prédio foi construído, ou se foi construído pelo Sr. Franz ou por seus filhos. Na foto antiga, extraída do vídeo indicado nas referências, podemos ver a aparência antiga da padaria (nome na fachada parece ter sido incluído, ou realçado, mais tarde em um programa de editoração de fotos).

O prédio é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Publicação relacionada:
Padaria América


Referências:

BÜRGEL, Beatriz Munhoz e BÜRGEL, Roberto M. Ricardo Bürgel e os pioneiro de Matinhos. [vídeo]. Texto e concepção de Beatriz Munhoz Bürgel, locução, música e edição de Roberto M. Bürgel. Curitiba (?), 2013(?), 3’47”, color., son. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tXHwIGk_M8I>. Acesso em: 8 set. 2017.
REINHARDT, Juliana Cristina. O pão nosso de cada dia: a Padaria América e o pão das gerações curitibanas. 2002. 153 f. Dissertação (Mestrado em História) - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
AGRADECIMENTO. Diário da Tarde, Curitiba, 20 nov. 1909, ano XII, n. 3266, p. 2.