sábado, 29 de junho de 2024

Teatro do Paiol

Teatro do Paiol, antigo paiol de pólvora
Teatro do Paiol, antigo paiol de pólvora
Teatro do Paiol, antigo paiol de pólvora

O antigo Paiol de Pólvora “foi construído no anno de 1873, sendo entregue pelo empreiteiro em 5 de janeiro de 1874. Custou ao Governo 11:766$665 rs.” ¹

“DEPÓSITO DE ARTIGOS BELICOS E PAIOL DA POLVORA — No dia 5 do corrente effectuou-se com assistencia de S. Ex. o Sr. presidente da provincia, engenheiro Francisco Antonio Monteiro Tourinho, capitão Nestor Augusto Morocines Borba, major José de Almeida Barreto commandante do esquadrão de cavalaria, tenente coronel Candido José Pereira, inspector da thesouraria de fazenda, capitão Previsto Gonçalves da Fonseca Columbia encarregado do deposito de artigos bellicos, alem de outros cidadão, a entrega daquelles dois edificios construidos por conta do ministerio da guerra.

Depois de visitadas todas as dependencias daquelles estabelecimentos, foi offerecido a S. Ex. pelo Sr. capitão Nestor Borba um delicado copo d’agua durante o qual levantaram-se muitos brindes entre os quaes o do Sr. Dr Tourinho ao Exm. Sr. Dr. Frederico Abranches pela sua imparcialidade e justiça de sua administração e pela sympathia que tem conquistado geralmente pela amenidade de seu trato como particular.

Eis a descripção dos novos edificios:

« O deposito de artigos bellicos tem 20 metros de frente, 36 de fundo e 5,5 de altura na fachada desde o réz até a linha culminante do acrotèrio. A fachada apresenta 6 janellas e uma porta ventral, terminadas em arcos que exteriormente simulam ser formados de aduelas de cantaria. O acroterios ou a attica que corôa o edificio consiste em quatro pequenas torres ligadas por cortinas dispostas em ameias.

Sobre o arco da porta achão-se esculpidos em relevo as armas imperiaes e tropheos militares.

A distribuição interior do edificio consiste em: uma vasta sala para arrecadação geral, secretaria e archivo, quarto para o fiel, tres armazens para deposito de armamento e um paruqe de artilharia de campanha, e um pateo central.

O paiol de polvora, construido no valle do ribeirão da Agua Verde, a dous kilometros da cidade, consiste em uma magnifica abobada circular de 12 metros de diametro. Cingindo toda a cornija, eleva-se uma attica tambem disposta em ameias, que occulta completamente a cupula, e imprime ao edificos um aspecto caracteristicamente militar.

Planejou e dirigiu a construcção dos dous edificios o capitão do estado-maior de 1ª classe, bacharel F. A. M. Tourinho. Foram executores Nestor Borba e engenheiro Mauricio Schwarz.” ²
Pelo o que entendo, o depósito de artigos bélicos ficava na cidade.

Dom Pedro II, quando visitou a Província do Paraná em 1880, esteve inspecionando os dois locais. Esteve no depósito de artigos bélicos no dia 23 de maio e no paiol no dia 24 de maio. No seu diário escreveu o seguinte sobre o paiol: “ … Paiol da Pólvora bem construído e à boa distância, porém muito úmido. Assim mesmo, deve-se e pode-se mudar para lá a pólvora do depósito de artigos bélicos. …”. ³

Com o tempo a cidade foi crescendo e o local deixou de ser utilizado como depósito de explosivos. Em 1917 virou arquivo municipal e mais tarde passou ao uso da secretaria de obras e pavimentação.

Durante a administração do prefeito Jaime Lerner foi transformado em um teatro, com o projeto da reforma feito pelo arquiteto Abrão Assad. A inauguração do teatro foi no dia 27 de dezembro de 1971. ⁴

O teatro do Paiol está localizado no Largo Professor Guido Viaro e o prédio é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referências:
¹ BARROS, José Ferreira (Org.). Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Provincia do Paraná, 1º Anno. Rio de Janeiro, Dias da Silva Junior Editor, 1876. p 90-91
² DEPÓSITO DE ARTIGOS BELICOS E PAIOL DA POLVORA. Dezenove de Dezembro, Curitiba, 10 jan. 1874. Anno XXL, n 1470. Noticiário, p. 2-3.
³ D. PEDRO II. Diários. Maço 37, Doc. 1057, Vol. 23. Arquivo da Casa Imperial do Brasil - POB. Transcrições gentilmente fornecidas pelo Museu Imperial/IBRAM/MinC.
⁴ WIKIPEDIA. Teatro Paiol. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Paiol>. Acesso em: 25 jun. 2024.