sábado, 24 de outubro de 2015

Colégio Estadual Tiradentes

Colégio Estadual Tiradentes

O Colégio Estadual Tiradentes fica na Praça 19 de Dezembro, com fundos para a Rua Presidente Faria. O prédio atual da escola foi projetado por Rubens Meister, um dos papas da arquitetura modernista, com várias obras em Curitiba (Centro Politécnico, Teatro Guaíra, Auditório da Reitoria, Palácio 29 de Março, Rodoferroviária, entre outras obras).

Como pode ser observado na foto, apesar ser tombada pelo Patrimônio Cultural do Paraná, muito pouco dá para ver da escola, pois está totalmente cercada por muros.
Entendo perfeitamente as rações que têm levado os diretores das escolas a cercá-las com muros cada vez mais altos. Como a cidade tem com o tempo ficado cada vez menos segura (quando deveria ser o contrário), eles fazem o que podem para proteger os seus alunos. Apesar de lamentar a situação, estou com eles.

O Colégio Estadual Tiradentes é uma escola tradicional da cidade, fundada em maio de 1892, quando o Congresso Legislativo do Paraná autorizou a contratação da obra da sua primeira sede, localizada na então Rua do Serrito (atual Presidente Carlos Cavalcanti).
A escola foi oficialmente declarada aberta em fevereiro de 1895, em uma ata assinada por Júlia Augusta Wanderley. Júlia Wanderley, uma espécie de heroína da educação no Paraná, foi uma das três primeiras mulheres formadas professora pela Escola Normal de Curitiba e teve grande parte de sua carreira ligada ao Colégio Tiradentes. Tudo indica que a admissão de mulheres na Escola Normal de Curitiba tenha sido resultado da insistência de Julia Wanderley.
Em 1934 o prédio foi demolido e a escola passou por alguns anos a funcionar em diversas instalações provisórias.

Por ocasião das comemorações do centenário da emancipação da província (que incluíram um grande conjunto de obras, entre elas o Centro Cívico) o prédio atual entrou em cena. Parece que o projeto original de Rubens Meister era para um museu (de História Natural) e foi adaptado para ser uma escola. Mas o problema principal não foi o projeto, mas a execução da obra. A construção, iniciada em 1952, foi paralisada em 1954 por problemas estruturais gravíssimos. Assim ficou por muitos anos. Em 1962 o governo estadual resolveu retomar a obra e a inaugurou em outubro do mesmo ano.

O projeto original previa um grande auditório, sobre aquilo que na foto parece ser uma grande sacada com o guarda-corpo pintado de azul. Esse auditório, de certa forma, daria personalidade ao prédio. Mas não foi executado.

Referências:

CASTRO, Elisabeth Amorim de. Grupos Escolares de Curitiba na primeira metade do século XX. Curitiba: Edição do autor. 2008. 160 p. 
CASTRO, Elisabeth Amorim de. Arquitetura das Escolas Públicas do Paraná. 2010. 364 p. Tese (Doutorado em História) - UFPR, Curitiba.