sábado, 28 de novembro de 2015

Praça Santos Andrade

Praça Santos Andrade em Curitiba
Praça Santos Andrade em Curitiba
Praça Santos Andrade em Curitiba
Praça Santos Andrade em Curitiba

A Praça Santos Andrade é uma das praças antigas da cidade. Já foi chamada de Largo Lobo de Moura, Largo Duque de Caxias e Praça Imperatriz Thereza Cristina.

Com 12.700 m² tem várias árvores (oliveiras, guapuruvus e pinheiros, um deles plantado pelo presidente do estado, Caetano Munhoz da Rocha, em 7 de setembro de 1922 para comemorar o centenário da independência do Brasil), chafariz, bancos de madeira e várias estátuas e bustos.
Na praça ficam dois prédios icônicos da cidade: da Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra.
A praça abriga também todos os anos feiras de Páscoa, Inverno, Primavera e Natal. Essas feiras vendem comidas típicas de várias etnias e artesanato.

Santos Andrade


Em uma breve biografia disponível no site do IPPUC, está escrito o seguinte:

“Doutor José Pereira dos Santos Andrade nasceu em 9 de abril de 1842 em Paranaguá. Era filho do Comendador Antonio Ricardo dos Santos.
Em 1866, embarcou para o Recife, onde estudou Direito e se formou. De regresso ao Paraná  foi nomeado Promotor Público de Antonina.
Foi deputado provincial em diversas legislaturas, senador federal e um dos Paranaenses que assinou a Constituição de 1891.
Em 1896 foi eleito presidente da Província do Paraná. Grande coração muito labutou em prol do engrandecimento do seu Estado natal.
Faleceu em 15 de junho de 1906, em Curitiba.”

Publicações relacionadas: