domingo, 6 de março de 2016

Conjunto de três casas na Presidente Carlos Cavalcanti

Conjunto de três casas na Presidente Carlos Cavalcanti

Nos últimos três dias apresentei fotos individuais de três casas na Rua Presidente Carlos Cavalcanti. Elas estão umas ao lado das outras, formando um belo conjunto.
Muitas vezes quando vemos uma casa individualmente pode até parecer não muito significativa para efeito de preservação, mas quando olhamos no conjunto, fica claro a importância dela para a paisagem. A mesma coisa ocorre em outras ruas da cidade, como é o caso da Rua Barão do Rio Branco e da Rua Riachuelo, principalmente nelas, onde além de sobrados individualmente muito interessantes, temos uma ou outra casa no meio que são mais modestas, mas que ajudam a compor o conjunto.

Uma situação que tenho encontrado é uma discrepância na numeração das casas entre a lista de Unidades de Interesse de Preservação da Prefeitura e os números que estão afixados nas casas. Por exemplo, a casa marrom da foto está claramente na lista, mas as outras duas não. Em compensação, existe na lista casas que deveriam ser na proximidade, com números inexistentes na rua. O jeito é ir meio na adivinhação. A Prefeitura sabe exatamente quais são as UIP, pois identifica-as também por indicação fiscal e uns números referentes a quadrículas em um mapa que ela deve ter lá.
Para facilitar, eles poderiam por embaixo do número de cada casa que é uma UIP um plaquinha, bem discreta, escrito UIP ou por totens na frete das casas (algumas delas têm).