sexta-feira, 1 de julho de 2016

Edifício Moreira Garcez

Edifício Moreira Garcez

Edifício Moreira Garcez


Em 21 de maio de 1926 João Moreira Garcez solicitou à prefeitura autorização para construir um edifício de cinco andares na esquina da Avenida Luiz Xavier com a Rua Voluntários da Pátria.
O próprio João Moreira Garcez (1885-1957), engenheiro, professor e político; era o prefeito.

O projeto foi do engenheiro Eduardo Fernando Chavez. Para a construção foi contratada a Companhia Construtora Nacional (a mesma que mais tarde fez o projeto do Colégio Estadual do Paraná) e as obras iniciaram em agosto de 1927.
Na construção foram utilizadas vigas de ferro e cimento vindos da Alemanha e para a contenção do terreno foram utilizadas estacas de eucalipto embebidas em óleo.
Para tocar a obra João Moreira Garcez, além de capital próprio, recorreu a empréstimos com Izabel Gomm (erva-mate) e Julio Garmater (pecuária e comércio de carne).

O prédio que inicialmente deveria ter cinco andares, com o tempo foi ganhando outros, até chegar a oito. A razão disto é que o prédio mais alto da cidade tinha isenção de impostos, um claro incentivo a verticalização da cidade.
O Moreira Garcez foi o primeiro arranha-céu da cidade e por um tempo chegou a ser o terceiro prédio mais alto do Brasil. Em Curitiba só foi superado em altura durante a Segunda Guerra Mundial. A comparação com o edifício mais alto da cidade (pelo menos por enquanto), o “Universe Life Square”, chega a ser interessante.

De uso exclusivamente comercial, por algum tempo ostentou a bandeira nazista na sua fachada, uma vez que um dos ocupantes era o consulado da Alemanha.


Referências:


DESTEFANI, Cid. O ícone curitibano. Gazeta do Povo. Curitiba, 19 mar. 2011. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/nostalgia/o-icone-curitibano-3zbcgc7l8jcl1l64l2sl8tsum>. Acesso em: 29 jun 2016.
POSSE, Zulmara Clara Sauner e CASTRO, Elizabeth Amorim de. As Virtudes do bem-morar. Obras em destaque/ Os arranha-céus. Disponível em: <https://asvirtudesdobemmorar.wordpress.com>. Acesso em: 29 jun. 2016.
CURITIBA SPACE. 17 de março - nascimento de João Moreira Garcez. Disponível em: <http://curitibaspace.com.br/17-de-marco-nascimento-de-joao-moreira-garcez/>. Acesso em: 29 jun. 2016.