quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Uma agência bancária projetada por Rubens Meister

Uma agência bancária projetada por Rubens Meister

Este prédio é mais uma das agências do extinto Banco Bamerindus.
Como já comentei anteriormente, o banco foi responsável por uma série de edificações na cidade, quase todas em estilo modernista, destinadas as sua agências. Foi também responsável pelo restauro do Palácio Avenida.
Localizado na Rua XV de Novembro na esquina com a Avenida Marechal Floriano Peixoto, o prédio e muito bonito. Repare nos brises-solei horizontais em uma das fachadas e verticais na outra, além do pórtico na fachada voltada para a Rua XV.
O prédio foi projetado por Rubens Meister, importante engenheiro modernista, responsável também pelo projeto, entre tantos outros, do Teatro Guaíra, do Auditório da Reitoria da da UFPR, do Centro Politécnico da UFPR, do Palácio 29 de Março, do Centro de Atividades do Sesc na visconde do Rio Branco, da sede da FIEP na Cândido de Abreu, do edifício da CEF na Praça Carlos Gomes, Colégio Estadual Tiradentes e da Rodoferroviária
Já publiquei aqui a foto de uma outra agência do Bamerindus em estilo modernista, mas com elementos de referência ao movimento paranista.