domingo, 27 de novembro de 2016

Arcadas do Pelourinho

Arcadas do Pelourinho
  
Arcadas do Pelourinho

Arcadas do Pelourinho

Arcadas do Pelourinho

Na atual Praça José Borges de Macedo, em 4 de novembro de 1668 Gabriel de Lara instalou o pelourinho. O pelourinho era uma coluna de pedra, ou mesmo madeira, onde os criminosos eram expostos e punidos. Era considerado como um símbolo da liberdade de uma vila ou cidade.
No caso de Curitiba ocorreu uma situação fora do comum, pois não foram cumpridos todos os requisitos necessários para elevar o povoado a condição de vila.
Só em 29 de março de 1693 a condição de vila foi alcança após a eleição da câmara municipal, juízes, procurador da câmara e escrivão. Por isso essa última data é considerada a data oficial da fundação da cidade.

Para marcar o local aproximado do pelourinho, em 1968 foi instalado na praça uma pedra com uma placa comemorativa. Na placa está escrito o seguinte:

NESTE LUGAR
EM
4 DE NOVEMBRO DE 1668
FOI LEVANTADO O
PELOURINHO
DA
VILA DE NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS
POR
GABRIEL DE LARA,
CAPITÃO MOR E PROCURADOR DO
MARQUÊS DE CASCAIS
SENHOR DAS TERRAS DA
CAPITANIA DE PARANAGUÁ.

PLACA COMEMORATIVA
MANDADA FAZER PELA
MUNICIPALIDADE DE CURITIBA
SENDO PREFEITO O
ENG. OMAR SABBAG
4 • XI • 1968

Na praça também foi erguida em 1994 uma estrutura metálica em arco, oficialmente chamada de Arcadas do Pelourinho, mas também conhecida por Mercado das Flores. O local abriga, além de um mercado de flores, banca de revistas e cafezinho.