quarta-feira, 6 de junho de 2018

Colégio São José

Colégio São José vista das fachadas da Rua Emiliano Perneta e Largo Alfredo Parodi
Colégio São José vista das fachadas do Largo Alfredo Parodi e da Praça Rui Barbosa
Colégio São José visto da Praça Rui Barbosa

O Colégio São José foi fundado em 1902, instalado inicialmente em uma casa de madeira na Rua Alferes Poli.
Na época chamado de “Externato São José”, ele foi transferido para a Rua Emiliano Perneta em 1906, local atual. Depois disso o prédio passou por diversas reformas, até que no final de 1941 iniciaram a ampliação. A planta foi assinada pelo engenheiro Ildefonso Clemente Puppi e a primeira parte da obra foi concluída no final de 1942. Na sequência outras ampliações aconteceram deixando o prédio mais ou menos com a configuração atual.

Externato São José na Rua Emiliano Perneta, sem data.
(Arquivo Colégio São José)
O colégio ao longo de sua história ofereceu cursos do ensino primário, ginasial (1949), comercial (1943), enfermagem (1953) e normal (1955). Funcionou também como pensionato.

Em 1918, durante a epidemia de gripe espanhola na cidade e considerando que a Santa Casa não estava dando conta da demanda, o colégio foi transformado em um hospital de emergência. A cidade já tinha passado por uma epidemia de tifo. Foram tantas as mortes que em 1919 foi instalado em uma casa anexa ao Colégio São José, na atual praça Rui Barbosa (antigo Largo da Misericórdia), o Asilo São Vicente, destinado a meninos órfãos.

Atualmente funciona no local o Sesc São José, voltado para o ensino médio.

O Colégio São José foi mais uma obra das laboriosas Irmãs de São José de Chambérey. Estas irmãs tiveram (e ainda têm) atuação destacada na história da cidade; atuando - além da área religiosa - na saúde, educação e assistência social, com apoio aos idosos, órfãos, aos carentes e excluídos.

Além da atuação na Santa Casa, cabe destacar de maneira especial o trabalho delas na educação de meninas, em uma época em que não davam muita importância para isto. E quando falamos em educação de meninas não estamos falando só em piano, bordado e outras prendas do tipo; mas em ensino preparando as meninas para atuarem no magistério, enfermagem e comércio. Algo de certa forma revolucionário para aqueles tempos, quando o importante parecia ser preparar as moças só para o casamento e maternidade.

Publicações relacionadas:
Provincialato das Irmãs de São José de Chambérey
Santa Casa
Madre Maria dos Anjos
A capela da Santa Casa

Referências:
CINTRA, Erica Piovam de Ulhôa.  Cursos comerciais em colégio católico feminino: uma aparente contradição? Curitiba, 1940-1950. Educar em Revista, Curitiba, n. 33, p. 235-252, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: 5 jun. 2018.
CINTRA, Erica Piovam de Ulhôa. Ensino profissional feminino em Curitiba: a Escola Técnica de Comércio São José (1942-1955). 2005. 297 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
PIZANI, Maria Angelica Pinto Nunes. O cuidar na atuação das Irmãs de São José de Moutiers na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (1896-1937). 2005. 226 p. Tese (Doutorado em História) - UFPR, Curitiba.