terça-feira, 30 de abril de 2019

O prédio da Paraná Previdência

O prédio da Paraná Previdência
O prédio da Paraná Previdência - detalhe
O prédio da Paraná Previdência - detalhes
O prédio da Paraná Previdência
O prédio da Paraná Previdência

Localizado na esquina da Rua Inácio Lustosa com a Rua João Manoel, o prédio da atual Paraná Previdência foi projetado pelos arquitetos Luiz Forte Netto, José Maria Gandolfi, Joel Ramalho Jr. e Vicente de Castro.

O desnível onde o prédio está instalado foi gerado por uma antiga pedreira que existia no local, aberta no século 19. Mais tarde, no local da pedreira foi instalada um serraria (de propriedade do alemão Rogue), que foi demolida durante o governo de Paulo Pimentel, para a construção do prédio atual. Isso nos dá uma idéia de como a cidade era pequena.

A Paraná Previdência (ou ParanaPrevidência) foi criada pelo então governador Jaime Lerner no final de 1998, em substituição ao antigo Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Estado do Paraná - IPE, com o objetivo de eliminar o deficit da previdência no estado, com a troca gradual do regime de repartição simples pelo de capitalização.
A ideia simples, mas eficiente, acabou sendo – irresponsavelmente – desvirtuada ao longo do tempo, principalmente durante o governo de Carlos Alberto Richa (Beto Richa), cuja intervenção no sistema acabou provocando um grande rombo no patrimônio do fundo.

Referências:

MACEDO, Guilherme de; BATISTA, Fábio Domingos, TAKEUCHI, Washington. Prédios de Curitiba. Curitiba: Lona Arquitetos, 2017. 256 p. 
MACEDO, Rafael Valdomiro Greca de. Curitiba Luz dos Pinhais. 2º ed. Curitiba: Solar do Rosário, 2018. 592 p.
WIKiPEDIA. ParanaPrevidência. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/ParanaPrevidência>. Acesso em: 29 abr. 2019.
GARCIA, Euclides Lucas. Reforma de Richa “derreteu” caixa da Paranaprevidência em R$ 3,8 bilhões. Gazeta do Povo, Curitiba, 29 abr. 2017. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/politica/parana/reforma-de-richa-derreteu-caixa-da-paranaprevidencia-em-r38-bilhoes-24e19xsz3fid0pe8f6alwm590/>. Acesso em: 29 abr. 2019.