quinta-feira, 18 de julho de 2019

Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Curitiba

Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Curitiba

Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Curitiba

A Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Curitiba está na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 400.
O prédio foi inaugurado em 2010.

Igreja Adventista do Sétimo Dia


No site da Igreja eles contam assim quem são:

“A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja cristã protestante com atuação mundial que teve suas primeiras raízes entre as décadas de 1850 e 1860, concomitantemente nos Estados Unidos e na Europa. Seu início se deu a partir de um grupo composto por homens e mulheres de várias denominações religiosas, estudiosos da Bíblia, que em 1863 organizou e oficializou uma estrutura denominacional, passando a adotar o nome “Igreja Adventista do Sétimo Dia”. Dentre suas principais doutrinas estão: a crença na Bíblia, inspirada por Deus; a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo); e Jesus Cristo como salvador da humanidade por sua morte, ressurreição e retorno a esta Terra. …
… No Brasil, a mensagem adventista chegou por meio de impressos que ingressaram nas colônias de imigrantes alemães e austríacos, nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. Hoje são 16,3 milhões de membros em 203 países, dos quais 1,2 milhão estão no Brasil, país com maior número de adventistas no mundo.”

E sobre a história da Igreja em Curitiba:

“A história da Igreja Adventista Central de Curitiba teve início em 1896, com as primeiras reuniões e estudos bíblicos realizados em solo paranaense. No mesmo ano, foi estabelecido o Colégio Internacional de Curitiba, primeira instituição educacional Adventista do Brasil. Entre 1896 e 1915 a IASD em Curitiba realizou seus cultos sempre em residências particulares ou nas dependências das escolas.

Em 1915 foi inaugurado o primeiro templo adventista do Paraná, na rua Saldanha Marinho. Em 1917 surgia o primeiro coral jovem. A maioria dos hinos da época era cantada em alemão e acompanhada pelo órgão. Em 1923, com os jovens a todo vapor, foi criada a Liga MV (Missionários Voluntários), que mais tarde viria a ser o atual JA (Jovens Adventistas). Em 1935 a igreja já não comportava todos os membros da comunidade adventista. Nesse ano começava a construção de outra igreja, dessa vez, na Rua Ermelino de Leão. Em 1956 foi inaugurada a JAC (Juventude Adventista Curitiba), local destinado à confraternização e à prática de esportes.

No ano de 1966 foi estabelecido o templo da Alameda Doutor Carlos de Carvalho, com capacidade para mil membros. Nesse período, a juventude adventista da igreja Central estava em plena ascensão. Surgia o Pinheirais, primeiro clube de Desbravadores do Paraná, tendo como primeiro diretor Dr. Hugo Ari Marquart, a igreja ganhava outra sede social, a JAC Campestre, nascia a Igreja Jovem, e a construção do CCA (Colégio Curitibano Adventista) começava com esforços de muitos membros desta igreja.

Em 2007 a IASD Central de Curitiba contava com quase 2.000 membros. Mais uma vez, era preciso ampliar o tamanho. Dessa vez, optou-se por expandir o templo, ao invés de mudar de endereço. Durante dois anos de intensas obras, as reuniões e cultos foram realizados num auditório adaptado, nas dependências do CCA.

Ao final de 2010 tem início uma nova fase: a IASD Central de Curitiba reabre suas portas em um prédio amplo e moderno, com capacidade para acomodar 2.200 pessoas. Mais que uma referência arquitetônica no coração da cidade, a nova igreja é um lugar de esperança para Curitiba e região.”

Referência:
IGREJA Adventista do Sétimo Dia Central de Curitiba [site]. Disponível em: <http://www.iasdcentral.org.br>. Acesso em 17 jul. 2019.