terça-feira, 6 de outubro de 2015

Igreja Presbiteriana de Curitiba





A presença da Igreja Presbiteriana no Paraná remonta ao ano de 1878, quando esteve no estado o primeiro colpotor (distribuidor de Bíblias e literatura religiosa). O primeiro reverendo, George Anderson Landes, fixou-se em Curitiba no ano de 1885.
Em um primeiro momento a igreja esteve instalada em um salão alugado na Rua do Rosário. Mais tarde alugou um outro local, na Rua Aquidaban, 6 (atual Rua Emiliano Perneta).
Em primeiro de novembro de 1893 a igreja adquiriu personalidade jurídica, em assembleia realizada para este fim e para tratar da edificação de um templo. A igreja já havia adquirido em 1890 um terreno na Rua Comendador Araújo.
O projeto escolhido para o novo templo foi apresentado pelo construtor alemão Carlos Neumann (Karl Neumann) e as obras iniciaram em fevereiro de 1894. O templo ficou pronto no final 1895 e em janeiro de 1896 passou a ser utilizado regularmente.
Repare que o templo não tem uma torre. É que ela nunca chegou a ser construída, pelo menos até a data de hoje e “que ainda espera um rasgo de fé para o seu remate”, como está escrito no site da igreja.
Ao lado do templo tem um belo chalé com dois andares, portas que lembram o gótico e com o telhado ornamentado com lambrequins. Note também as colunas no térreo com capitéis decorados. Nela está instalada uma livraria e a “Escola de Música Laudate”. Esta casa, construída no começo do século passado, foi comprada pela Igreja no início dos anos 1960 e totalmente restaurada em 2002.
Nos fundos do templo fica a Casa Pastoral, construída em 1916. Durante a I Guerra Mundial houve um surto de febre amarela na cidade e esta casa foi um dos locais onde foram instaladas enfermarias emergenciais. Depois foi utilizada como residência de pastores e suas famílias. Recentemente deixou de ser residência e passou abrigar algumas obras assistências, como um grupo de Alcoólicos Anônimos.

A Igreja Presbiteriana de Curitiba, junto com outras igrejas protestantes de diversas denominações, está na origem da Sociedade Evangélica Beneficente, entidade mantenedora do Hospital Evangélico.
Além disso a igreja, através da Associação Comunitária Presbiteriana (ACP), mantém diversas obras assistenciais, como o Lar Hermínia Scheleder e o Centro de Educação Infantil Miriam, entre outras.

Tanto o templo com o chalé ao lado são Unidades de Interesse de Preservação.

texto alterado em 26 jun. 2018

Referência:
Igreja Presbiteriana de Curitiba. História e a Igreja Hoje. Disponível em: <http://www.ipctba.org.br/igreja/historia.html>. Acesso em: 15 set. 2015.
Evangélico. Histórico - SEB. Disponível em: <http://www.evangelico.org.br/index.php/sociedade-evangelica/>. Acesso em: 15 set. 2015
ACP - Associação Comunitária Presbiteriana. Institucional. Disponível em: <http://acpcuritiba.org.br/acp/institucional.htm>. Acesso em: 15 set. 2015.
NQM Comunicação. Igreja Presbiteriana de Curitiba completa 114 anos de fundação. Curitiba, 28 jun. 2002. Disponível em: <http://www.nqm.com.br/index.php/noticia/209/igreja-presbiteriana-de-curitiba-completa-114-anos-de-fundacao/>. Acesso em: 15 set. 2015.